Este artigo abordará o tema Desfile, explorando suas diferentes facetas e significados. Desde a sua origem até a sua relevância hoje, Desfile tem sido objeto de interesse e debate em diversas esferas da sociedade. Através de uma análise profunda e detalhada, procuraremos lançar luz sobre os principais aspectos que envolvem Desfile, bem como oferecer uma visão enriquecedora e perspectivas interessantes sobre o seu impacto na cultura, na história, na política ou em qualquer outro campo relevante. Para aprofundar a compreensão deste importante tema, serão também examinadas as suas implicações práticas e possíveis ramificações para o futuro.
Desfile, marcha, cortejo,[1] procissão ou parada é um evento comemorativo onde pessoas ou objetos móveis atravessam determinado caminho, sucedendo-se uns aos outros[1][2] de forma coordenada, normalmente em filas.[3] Geralmente tal evento acontece em ruas abertas, podendo também ocorrer em espaços fechados, tais como estádios, sambódromos ou no bumbódromo.
Entre os objetos utilizados nestes desfiles, frequentemente encontram-se balões, carros alegóricos e bandas marciais.
Embora sejam conceitualmente a mesma coisa, conforme a natureza da celebração, um ou outro termo pode ser preferencialmente utilizado. Enquanto o termo desfile é mais neutro, marcha geralmente possui algum caráter político, tal como a Marcha da Família com Deus pela Liberdade, enquanto o termo procissão é geralmente reservado para manifestações religiosas,[4] especialmente àquelas do Catolicismo. Ainda, parada é geralmente um termo utilizado para descrever cortejos de militares.[5]