Diérese (cirurgia)

No artigo de hoje vamos falar sobre Diérese (cirurgia), um assunto que você provavelmente já ouviu falar, mas sobre o qual talvez não conheça todos os detalhes. Diérese (cirurgia) é um tema que tem despertado grande interesse nos últimos tempos, uma vez que a sua relevância e impacto abrange diferentes áreas. Este é um tema que esteve presente ao longo da história, mas que atualmente assume especial importância devido a vários fatores. Ao longo deste artigo vamos nos aprofundar em Diérese (cirurgia) para entender melhor seu significado, seu impacto e sua relevância na sociedade atual. Continue lendo para descobrir tudo o que você precisa saber sobre Diérese (cirurgia)!

 Nota: Este artigo é sobre o sentido em Medicina. Para outros significados, veja Diérese (desambiguação).

Diérese (do grego: διαίρεση[1]), em cirurgia, é o nome dado ao processo de divisão dos tecidos que possibilita o acesso a região a ser operada.

A diérese é o ato de separar os tecidos com fins operatórios. Existem dois tipos de diérese: Incisão: ato de separar os tecidos com corte, e divulsão: ato de separar os tecidos sem corte.[2][3] Consiste na primeira etapa da cirurgia, sendo seguida pela hemostasia e síntese. Se implicar retirada de tecido ou de órgão, pode ser chamada de exérese.

Referências

  1. Koutantos, D. «Etimologia de mais de 1000 Palavras Gregas Usadas em Português» (PDF). Consultado em 1 de maio de 2010. Arquivado do original (PDF) em 5 de julho de 2010 
  2. Parra O.M.; Saad W.S. Instrumentação cirúrgica. 3ª ed. Atheneu, 2006.
  3. Monteiro E.L.C.; Santana E.M. Técnica cirúrgica. 1ª ed. Guanabara Koogan, 2006.