Hoje queremos falar sobre Dia Mundial das Diabetes. É um tema que tem gerado muito interesse nos últimos tempos e sobre o qual se tem falado muito em diversas áreas. Dia Mundial das Diabetes é um tema que tem despertado a curiosidade de muita gente, pois tem grande relevância na atualidade. Ao longo deste artigo nos aprofundaremos em diferentes aspectos relacionados a Dia Mundial das Diabetes, desde sua origem até suas possíveis implicações no futuro. Além disso, exploraremos diferentes perspectivas e opiniões sobre o assunto, com o objetivo de oferecer uma visão ampla e completa deste tema. Sem dúvida, Dia Mundial das Diabetes é um tema que não deixa ninguém indiferente, e através deste artigo esperamos fornecer informações úteis e interessantes para todos aqueles que procuram aprender mais sobre este fascinante tema.
O Dia Mundial das Diabetes é a principal campanha de conscientização global com foco nas diabetes mellitus e é realizada em 14 de novembro de cada ano.
Liderados pela Federação Internacional de Diabetes (IDF), cada Dia Mundial das Diabetes se concentra em um tema relacionado às diabetes; as diabetes tipo 2 é uma doença não transmissível em grande parte evitável e tratável, que está rapidamente aumentando em número no mundo inteiro. Diabetes tipo 1 não é evitável, mas pode ser gerenciado com injeções de insulina. Os tópicos abordados incluem diabetes e direitos humanos, diabetes e estilo de vida, diabetes e obesidade, diabetes em desfavorecidos e vulneráveis e diabetes em crianças e adolescentes. Enquanto as campanhas duram o ano inteiro, o próprio dia marca o aniversário de Frederick Banting que, juntamente com Charles Best e John Macleod, concebeu a ideia que levou à descoberta da insulina em 1922.
O Dia Mundial do Diabetes foi lançado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em resposta ao rápido aumento de casos de diabetes em todo o mundo.
Em 2016, o Dia Mundial do Diabetes estava sendo comemorado por mais de 230 associações membros da IDF em mais de 160 países e territórios, bem como por outras organizações, empresas, profissionais de saúde, políticos, celebridades e pessoas que vivem com diabetes e suas famílias. As atividades incluem programas de despistagem da diabetes, campanhas de rádio e televisão, eventos desportivos e outros.