Hoje em dia, Dia do Orgulho Autista é um tema que tem assumido grande relevância na sociedade. Seja pelo seu impacto na economia, na tecnologia, na cultura ou na política, Dia do Orgulho Autista tornou-se uma peça-chave na dinâmica atual. Sua influência é perceptível em todas as áreas, gerando debates, polêmicas, avanços e mudanças significativas. É por isso que é necessário analisar em profundidade todos os aspectos relacionados com Dia do Orgulho Autista, para compreender o seu alcance e implicações no mundo moderno. Portanto, neste artigo nos aprofundaremos no estudo de Dia do Orgulho Autista, explorando suas diferentes facetas e seu impacto na sociedade atual.
Movimento de direitos dos autistas |
---|
![]() |
Dia do Orgulho Autista, uma iniciativa do grupo Aspies for Freedom, do Reino Unido, é uma celebração da neurodiversidade de pessoas do espectro do autismo, anualmente, todo 18 de junho.[1] Orgulho Autista reconhece o potencial inato em todas as pessoas, incluindo aquelas no espectro do autismo.
O Dia do Orgulho Autista foi celebrado pela primeira vez em 2005, pelo grupo Aspies for Freedom (AFF), do Reino Unido,[2] e rapidamente se tornou um evento global, que ainda é amplamente comemorado on-line. A data também surgiu para combater estereótipos e visões fatalistas sobre o autismo.[3] AFF se inspirou no movimento do Orgulho LGBT. O arco-íris, símbolo do infinito, é usado como o símbolo deste dia, o que representa "a diversidade, com variações infinitas e infinitas possibilidades".[4]