Neste artigo nos aprofundaremos no tema Divisão Estatística das Nações Unidas, que tem gerado grande interesse e discussão em diversas áreas. Para compreender plenamente a sua importância e impacto, exploraremos as suas origens, evolução e impacto na sociedade atual. Através de uma análise detalhada, examinaremos as diversas perspectivas e opiniões que existem em torno de Divisão Estatística das Nações Unidas, bem como as possíveis implicações que tem no contexto atual. Da mesma forma, nos aprofundaremos em estudos de caso relevantes que ajudarão a compreender melhor seu alcance e relevância hoje. Ao recolher informação atualizada e relevante, pretendemos gerar um debate em torno de Divisão Estatística das Nações Unidas que enriquecerá o conhecimento e promoverá uma reflexão profunda sobre este importante tema.
A Divisão Estatística das Nações Unidas (UNSD), subordinado ao Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (DESA), serve como o mecanismo central no seio do Secretariado da Organização das Nações Unidas para suprir as necessidades estatísticas e coordenar as atividades do sistema estatístico mundial. A Divisão é supervisionada pela Comissão Estatística das Nações Unidas, criada em 1947, como o ápice da entidade global sistema estatístico e mais alto órgão decisório para coordenar as atividades internacionais de estatística. Reúne os chefes estaticistas dos Estados-membros de todo o mundo.
A Divisão compila e divulga informações estatísticas globais, desenvolve padrões e normas para atividades estatísticas, e apoia países nos esforços para reforçar os seus sistemas estatísticos nacionais.
A Divisão publica regularmente atualizações de dados, incluindo o Anuário Estatístico e Estatísticas Pocketbook Mundial, e livros e relatórios sobre as estatísticas e métodos estatísticos. Muitas das bases de dados da Divisão também estão disponíveis em seu site (ver abaixo), como publicações eletrônicas e arquivos de dados na forma de CD-ROM, disquetes e fitas magnéticas, ou em publicações impressas. UNdata, um novo serviço de dados baseados na Internet, para o usuário da comunidade mundial traz dados estatísticos da ONU, de fácil acesso de usuários através de um balcão único. Os usuários podem pesquisar e baixar uma variedade de recursos estatísticos do sistema das Nações Unidas.
Professor Paul Cheung[1], um nacional de Singapura, é o atual Diretor da Divisão Estatística das Nações Unidas (UNSD), Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais do Secretariado das Nações Unidas. Antes de sua nomeação, o professor Cheung, serviu como, Chefe Estatístico do Governo de Singapura (1991-2004). Nessa função, ele foi o Coordenador Nacional de Estatística, bem como o Diretor Executivo do Departamento de Estatística de Singapura. Ele serviu como Presidente da Associação Internacional de Oficiais Estatísticos, (2001-2003), Presidente do Conselho de Administração, Instituto de Estatística da Ásia e do Pacífico (UN-SIAP), o UNESCAP Comité de Estatística, bem como presidente do Conselho Consultivo Regional do Banco Asiático de Desenvolvimento do Programa de Comparação Internacional da Ásia e do Pacífico.