Dov Ber de Mezeritch

No mundo de hoje, Dov Ber de Mezeritch tornou-se um tema de interesse geral para uma ampla variedade de pessoas. Desde especialistas na área até aqueles que simplesmente querem ficar por dentro das últimas tendências, Dov Ber de Mezeritch tem chamado a atenção de muitos. Com o seu impacto na sociedade e em diferentes aspectos da vida quotidiana, é inegável que Dov Ber de Mezeritch representa um importante ponto de discussão hoje. Seja pela sua relevância histórica, pela sua influência na cultura popular ou pela sua importância no meio académico, Dov Ber de Mezeritch é um tema que continua a gerar interesse e debate. Neste artigo exploraremos a fundo o significado de Dov Ber de Mezeritch e seu impacto em diferentes áreas, proporcionando uma visão geral que permite ao leitor compreender melhor sua importância e relevância no mundo contemporâneo.

Dov Ber de Mezeritch
Dov Ber de Mezeritch
Nascimento 1704
Volínia
Morte 15 de dezembro de 1772 (67–68 anos)
Hannopil (República das Duas Nações)
Sepultamento Hannopil
Filho(a)(s) Avraham HaMalakh Friedman
Ocupação rabino
Obras destacadas Shalosh T'nuos
Religião Judaísmo
Assinatura
Assinatura de Dov Ber de Mezeritch

Dov Ber de Mezeritch (em hebraico דוב בער ממזריטש) (1710–1772) foi um discípulo do Baal Shem Tov, fundador do Judaísmo Hassídico, e foi seu sucessor como líder do movimento. É visto como o primeiro expoente sistemático da filosofia mística subjacente dos ensinamentos de Baal Shem Tov, e através dos seus ensinamentos e de sua liderança, o principal criador do movimento [1]. Ele se estabeleceu em Mezhirichi (na Volynia), o que fez o centro do Hassidismo se mudar de Medzhybizh (in Podolia), onde ele se concentrou no crescimento de um círculo fechado de valorosos discípulos, que disseminaram o movimento.

Após seu morte, essa terceira geração de liderança, evitando a liderança unificada das duas primeiras gerações, estabeleceu suas próprias interpretações e se disseminou através das já citadas regiões da Europa Central e rapidamente espalhou o Hassidismo pela Ucrânia, seguindo em direção à Polônia, à Galícia e à Rússia.

Os seus ensinamentos aparecem nas obras Magid Devarav L'Yaakov, Or Torah, Likutim Yekarim, Or Ha'emet, Kitvei Kodesh, Shemuah Tovah, e nos trabalhos escritos por seus discípulos. Seu círculo interno de discípulos, conhecido como Chevraia Kadisha ("Santa Irmandade"), incluía, além de seu filho Avraham HaMalach, Shneur Zalman de Liadi.

Referências

  1. Cf. Kaufmann Kohler & Louis Ginzberg. "Baer (Dob) of Meseritz", Jewish Encyclopedia, página visitada em 20 de Maio de 2006