Du er ikke alene

No próximo artigo, exploraremos o impacto de Du er ikke alene na sociedade moderna. Du er ikke alene tem sido tema de interesse e debate há anos, e sua relevância em diversos aspectos da vida cotidiana não pode ser ignorada. Desde o seu impacto na economia até à sua influência na cultura popular, Du er ikke alene desempenhou um papel crucial na formação do mundo em que vivemos. Ao longo deste artigo examinaremos criticamente diferentes aspectos de Du er ikke alene e sua influência em nosso cotidiano, oferecendo uma visão completa e detalhada de sua importância no mundo contemporâneo.

Du er ikke alene
Dinamarca Dinamarca
cor •  90 m. min 
Direção Ernst Johansen e Lasse Nielsen.
Roteiro Lasse Nielsen e Bent Petersen.
Elenco John Hahn-Petersen, Jørn Faurschou, Ove Sprogøe, Peter Bjerg, Elin Reimer, Merete Axelberg, Anders Agensø e Jan Jørgensen.
Idioma dinamarquês

Du er ikke alene ("Você não está sozinho") é um filme dinamarqués de 1978 sobre a homossexualidade infantil, dirigido por Lasse Nielsen e Ernst Johansen. O filme marcou época na Europa, apesar de enfrentar censuras e proibições nos Estados Unidos

Enredo

O filme focaliza a vida de alguns pré-adolescentes num internado católico no interior da Dinamarca. O personagem central é Kim (Peter Bjerg), um menino de 12 anos, que é filho do diretor da escola. Entre Kim e Bo (Andres Agenso), um camarada seu de 15 anos, surge uma relação amistosa e sexual. Os camaradas dos garotos conhecem e aceitam a relação deles, que se se mostra delicada e envolvente, transformando-se num quase namoro. Escapadas para a floresta fazem parte do cotidiano dos rapazes. Até que um dos estudantes é expulso da escola por ter pregado cartazes pornôs. Perante isto, os outros garotos decidem protestar deixando de assistir às aulas.

Controvérsia

O filme continua sendo um tanto controverso, especialmente nos Estados Unidos, não só por tratar o assunto de um romance homossexual entre adolescentes, mas também pela cena que monstra os dois jovens atores, Anders Agensø (de 15 anos no momento) e Peter Bjerg (de 12) totalmente nus tomando banho juntos.

Numa entrevista para o sítio TheSkyKid.com realizada em 2009, quando perguntado se o filme poderia ser feito hoje, em relação ao romance entre Bo e Kim, o diretor Lasse Nielsen respondeu: "Não, eu não acredito que o filme podesse ser feito hoje. Hoje em dia há uma desafortunada situação de auto-censura"[1].

Referências

  • Murray, Raymond: Images in the Dark: An Encyclopedia of Gay and Lesbian Film and Video. Nova Iorque: TLA Publications, 1994.

Ligações externas