ENQUIRE

No mundo atual, ENQUIRE tornou-se um tema de grande relevância e interesse para grande parte da população. Seja pelo seu impacto na sociedade, pela sua relevância histórica ou pela sua influência em diferentes áreas, ENQUIRE tem captado a atenção de especialistas, estudiosos e fãs. Neste artigo exploraremos em profundidade os diferentes aspectos relacionados a ENQUIRE, desde sua origem e evolução até seu impacto hoje. Analisaremos também opiniões de especialistas e tendências atuais em torno de ENQUIRE, com o objetivo de fornecer uma visão abrangente sobre este tema tão relevante no contexto atual.

ENQUIRE foi um projeto usado para reconhecer e armazenar associações de informação[1], desenvolvido por Tim Berners-Lee no segundo semestre de 1980[2], enquanto ele trabalhava na CERN[1]. Tim também é conhecido por ter criado a World Wide Web, em 1989. O ENQUIRE tinha algumas das mesmas ideias da web e da web semântica, e serviu como base para o desenvolvimento das duas, mas era diferente em vários aspectos importantes, como no fato de não ser viável ser liberado para o público em geral. Ele foi implementado em uma máquina NORD-10, da Norsk Data, mas nunca foi publicado.

De acordo com Tim, o nome foi inspirado em um livro intitulado Enquire Within Upon Everything.[2]

Ao invés de um navegador da web, o ENQUIRE estava mais próximo a uma wiki:

  • Banco de dados, embora um sistema fechado (todos os dados poderiam ser tomados como um todo exequível)
  • Hiperligações bidirecionais[3]. Isto permite bidirecionar ideias, notas, etc. a cada um ligação sem o conhecimento do autor.
  • Edição diretamente a partir do servidor (como wikis, blogs e sistemas de gestão de conteúdo)
  • Facilidade de composição, nomeadamente quando se trata de hiperligamento.

Referências

  1. a b «Tim Berners-Lee - Great British Design Quest» (em inglês). Consultado em 22 de agosto de 2008 
  2. a b «Frequently asked questions by the Press - Tim BL» (em inglês). W3C. Consultado em 22 de agosto de 2008 
  3. No MediaWiki, o software responsável pela Wikipédia, essa funcionalidade está presente nos "Artigos afluentes".

Ver também

Ligações externas