Nunca na história da humanidade houve tanta informação sobre Explorando o Eid al-Fitr em 2023: um guia completo como existe hoje graças à internet. No entanto, esse acesso a tudo relacionado a Explorando o Eid al-Fitr em 2023: um guia completo nem sempre é fácil. Saturação, baixa usabilidade e dificuldade de discernir entre informações corretas e incorretas sobre Explorando o Eid al-Fitr em 2023: um guia completo muitas vezes difíceis de superar. Foi isso que nos motivou a criar um site confiável, seguro e eficaz.
Ficou claro para nós que, para atingir nosso objetivo, não bastava ter informações corretas e verificadas sobre Explorando o Eid al-Fitr em 2023: um guia completo . Tudo o que coletamos sobre Explorando o Eid al-Fitr em 2023: um guia completo também precisava ser apresentado de forma clara, legível, em uma estrutura que facilitasse a experiência do usuário, com um design limpo e eficiente, e que priorizasse a velocidade de carregamento. Estamos confiantes de que conseguimos isso, embora estejamos sempre trabalhando para fazer pequenas melhorias. Se você encontrou o que achou útil sobre Explorando o Eid al-Fitr em 2023: um guia completo e você se sentiu confortável, ficaremos muito felizes se você voltar para scientiaen.com sempre que quiser e precisar.
Eid al-Fitr | |
---|---|
De cima: Muçulmanos realizando a oração do Eid em Mesquita Suleymaniye, Istambul, Turquia; bolos e doces, que são popularmente consumidos durante a festa na Argélia; a diamante sendo aceso durante as celebrações do Eid na Indonésia | |
Nome oficial | Arabe: Eid al-Fitr, romanizado: Eid al-Fiṭr |
Também chamado | Festival de Quebrar o Jejum, Lesser Eid, Sweet Eid, Sugar Feast |
Observado por | Muçulmanos |
Tipo | Islâmico |
Significado | Comemoração para marcar o fim do jejum in Ramadan |
Celebrações | Orações do Eid, caridade, reuniões sociais, refeições festivas, doação de presente, vestir-se, Eid |
Data | 1 Shawwal |
data de 2023 | 21 a 22 de abril |
data de 2024 | 10 a 11 de abril |
Relacionado a | Ramadan, Eid al-Adha |
Parte uma série on |
Cultura islâmica |
---|
Arquitetura |
Arte |
Vestuário |
Férias |
Literatura |
Música |
Teatro |
Eid al-Fitr (/ˌem ːd əl ˈfɪtmarido, -trə/; Arabe: Eid al-Fitr, romanizado: ʿĪd al-Fiṭr, aceso. 'Feriado de Quebrar o Jejum', IPA: ) é o mais antigo dos dois oficiais feriados celebrados dentro do Islã (o outro sendo Eid al-Adha) Enquanto o Qur'an não menciona a celebração do Eid, do feriado religioso do Eid al-Fitr é comemorado por Muçulmanos em todo o mundo porque marca o fim do mês de jejum do amanhecer ao pôr do sol de Ramadan. Alguns muçulmanos, no entanto, não o consideram um feriado sagrado. Eid al-Fitr cai no primeiro dia de Shawwal no Calendário islâmico; isso nem sempre cai no mesmo dia gregoriano, como o início de qualquer lua Islâmico mês varia de acordo com quando a lua nova é avistada pelas autoridades religiosas locais. O feriado é conhecido por vários outros nomes em diferentes idiomas e países ao redor do mundo. O dia também é chamado de Lesser Eid, ou simplesmente Eid.
Eid al-Fitr tem uma particular salat (oração islâmica) que consiste em duas Rakats (unidades) geralmente executadas em um campo aberto ou grande salão. Só pode ser realizada em congregação (jamāʿat) e apresenta sete Takbirs (levantar as mãos aos ouvidos enquanto diz "Allāhu ʾAkbar", que significa "Deus é o maior") no Hanafi Escola de Islamismo sunita: três no início do primeiro raca e três pouco antes rukūʿ no segundo raca. Outras escolas sunitas geralmente têm 12 Takbirs, igualmente divididos em grupos de sete e cinco. Em Islamismo xiita, salat tem seis Takbirs em primeiro raca no final de qira'a, Antes de rukūʿ, e cinco no segundo. Dependendo da opinião jurídica da localidade, este salat é também farḍ (dever, obrigatório), mustaḥabb (altamente recomendado) ou mandūb (مندوب, de preferência). Depois de salat, os muçulmanos celebram o Eid al-Fitr de várias maneiras com comida ("culinária do Eid") sendo um tema central, que também dá ao feriado o apelido de "Sweet Eid" ou "Sugar Feast".
Segundo a tradição muçulmana, o Eid al-Fitr foi originado pelo profeta islâmico Muhammad. De acordo com certos tradições, esses festivais foram iniciados em Medina depois de migração de Maomé de Meca. Anas, um conhecido companheiro do profeta islâmico, narrou que, quando Muhammad chegou em Medina, ele encontrou pessoas comemorando dois dias específicos em que se divertiam com recreação e alegria. Com isso, Muhammad observou que Deus tinha fixado dois dias de festa: Eid al-Fitr e Eid al-Adha.
Tradicionalmente, o Eid al-Fitr começa ao pôr do sol na noite do primeiro avistamento da lua crescente. Se a lua não for observada imediatamente após o 29º dia do mês lunar anterior (ou porque as nuvens bloqueiam sua visão ou porque o céu ocidental ainda está muito claro quando a lua se põe), o feriado é celebrado no dia seguinte. O Eid al-Fitr é celebrado por um a três dias, dependendo do país. É proibido jejuar no Dia do Eid, e uma oração específica é indicada para este dia. Como um ato obrigatório de caridade, o dinheiro é pago aos pobres e necessitados (Zakat-ul-fitr) antes de realizar a oração 'Eid.
A oração do Eid é realizada pela congregação em uma área aberta, como um campo, centro comunitário ou mesquita. Não chamada á oração é dado para esta oração do Eid, e consiste em apenas dois unidades de oração, com uma quantidade variável de Takbirs e outros elementos de oração dependendo do ramo do islamismo observado. A oração do Eid é seguida pelo sermão e depois um súplica pedindo perdão, misericórdia, paz e bênçãos de Deus para todos os seres vivos em todo o mundo. O sermão também instrui os muçulmanos quanto à realização dos rituais do Eid, como o zakat. O sermão do Eid ocorre após a oração do Eid, ao contrário Oração de sexta-feira que vem antes da oração. Alguns imãs acreditam que ouvir o sermão no Eid é opcional. Após as orações, os muçulmanos visitam seus parentes, amigos e conhecidos ou realizam grandes celebrações comunitárias em casas, centros comunitários ou salões alugados.
Como manda o ritual, os sunitas louvam a Deus em voz alta enquanto vão à oração do Eid:
Allāhu Akbar, Allāhu Akbar. Lā ilāha illà l-Lāh wa-l-Lāhu akbar, Allahu akbar wa-li-l-Lāhi l-ḥamd
A recitação cessa quando eles chegam ao local do Eid ou quando o Imam inicia as atividades.
A oração começa fazendo "niyyah" para a oração, antes do Takbir é dito pelo Imam e seus seguidores. A seguir, o Takbirat al-Ihram é executado, dizendo Allahu Akbar três vezes, levando as mãos às orelhas e abaixando-as a cada vez, exceto na última, quando as mãos estão cruzadas. O Imam então lê o Al-Fatihah, seguido por outro Surah. A congregação realiza Ruku e sujud como em outras orações. Isso completa o primeiro rak'ah.[carece de fontes?]
A congregação se levanta e cruza as mãos para o segundo rak'ah, após o que o Imam recita Surata Fatiha seguido por outro Surah. Depois disso, três Takbirs são chamados antes do Ruku, cada vez levando as mãos às orelhas e deixando-as cair. Pela quarta vez, a congregação diz Allahu Akbar e posteriormente vai para o Ruku. O restante da oração é concluído da maneira regular. Isso completa a oração do Eid. Após a oração, há um khutbah.
A oração começa com o Niyyat seguido por cinco Takbirs. durante cada Takbir do primeiro raca, um especial Dois é recitado. Então, o Imam recita Surat al-Fātiḥah e Surat Al-'A`lá e a congregação realiza ruku e Sujud como em outras orações. No segundo raqat, os mesmos passos acima (cinco Takbeers, Sūrat al-Fātiḥah e Surat Al-'A`lá, Ruku e Sujud) são repetidos. Após a oração, Khutbah Começa.
Durante a celebração do Eid, os muçulmanos se cumprimentam dizendo: 'Eid Mubarak', que é árabe para "Blessed Eid". Como se trata de um mês de jejum, pratos e comidas doces costumam ser preparados e consumidos durante a celebração. Os muçulmanos normalmente decoram suas casas e também são encorajados a perdoar uns aos outros e buscar o perdão. Em países com grandes populações muçulmanas, normalmente é um feriado público com a maioria das escolas e empresas fechadas durante o dia. As práticas diferem por país e região.
Na série Emirados Árabes Unidos e outro Estados árabes dos países do Golfo Pérsico como Qatar, os homens normalmente compram novos Kandora (túnica longa branca tradicional) ou tingir seus existentes Kandora com óleo de noz. As mulheres usavam roupas especiais para a ocasião junto com perfumes e tranças especiais. Maioria majlises oferecia frutas, datas, chá ou café aos visitantes. Aqueles que vivem em áreas rurais tendem a comemorar de forma mais modesta. Prédios, lojas, estradas e casas nas cidades dos Emirados Árabes Unidos são decorados com luzes brilhantes e festivas. Muitos shows como teatros também ocorreriam.
In Bahrein, as famílias costumam celebrar o festival com um jantar eid composto por quzi or machboos pratos de arroz, enquanto doces populares incluem halwa or khanfroosh (Vejo culinária do Bahrein). Homens normalmente usam descongela e as mulheres usam Abayas, este último também pintando árabe hena tatuagens em suas mãos ou pés.
Sauditas decoram suas casas e preparam refeições suntuosas para familiares e amigos. Eles preparam roupas e sapatos novos para o festival. As festividades do Eid na Arábia Saudita podem variar culturalmente dependendo da região, mas um traço comum em todas as celebrações é a generosidade e a hospitalidade. É uma tradição saudita comum que as famílias se reúnam na casa patriarcal após as orações do Eid. Antes que a refeição especial do Eid seja servida, as crianças pequenas se alinham na frente de cada membro adulto da família, que distribui dinheiro como presente para as crianças.
omanis normalmente comeria alimentos como shuwa com kahwa café (ver culinária de Omã). Em alguns lugares como Ibri, canções folclóricas e danças tradicionais são frequentemente executadas.
As crianças se reúnem em pequenos coro grupos na frente de uma casa e cantar. A música tem como objetivo pedir a Deus que abençoe o filho mais novo da família, para mantê-lo saudável para que a mãe continue feliz. Quanto mais cantam, mais nozes e doces recebem. A tradição Qarqee'an visa espalhar amor, felicidade e carinho entre adultos e crianças Gargee'an.[carece de fontes?]
Nos tempos modernos, supermercados, empresas e shoppings competem para atrair crianças durante esse período por meio de anúncios em jornais e na TV, oferecendo promoções especiais e organizando eventos fechados de Qarqee'an para se promover.
In Irão, nos últimos dias do mês do Ramadã, diversos grupos de especialistas representantes do gabinete do Ayatollah Khamenei vá para as diferentes zonas do país para determinar a data do Eid al-Fitr. Muçulmanos iranianos participam da oração do Eid al-Fitr e pagam Zakat al-Fitr. A oração do Eid al-Fitr e o sermão seguinte foram conduzidos pelo aiatolá Seyyed Ali Khamenei, O líder supremo do Irã, em Teerã's Grande Mesquita Mosalla de Teerã (Mossala). A celebração é normalmente marcada por um feriado nacional de um ou dois dias.
In Peru, feriados comemorados em todo o país são referidos como Bayram, e Eid al-Fitr é referido como ambos Festa do Ramadã ("Ramadã Bayram") e Dia dos doces ("Bayram de Doces/Açúcar"). É um momento para as pessoas assistirem aos serviços de oração, vestirem as suas melhores roupas (referidas como bayramlık, muitas vezes adquiridos apenas para a ocasião), visitam todos os seus entes queridos (como parentes, vizinhos e amigos) e prestam homenagem ao falecido com visitas organizadas a cemitérios. Também é costume que as crianças pequenas saiam de casa em casa, de porta em porta, e desejem a todos um "Feliz Bayram", pelo que são premiados rebuçados, chocolates, doces tradicionais como baklava e delícias turcas, ou uma pequena quantia em dinheiro em cada porta.
Mesquitas, minaretes e fontes públicas costumam ser iluminadas para a ocasião, e eventos populares como música sufi concertos e dervixe cerimônias dançantes, shadow Puppets show são realizados nas noites.
Após a oração do Eid al-Fitr, o povo de Jerusalém vai decorar os pátios da Mesquita Al-Aqsa com brinquedos para crianças que vêm de todas as áreas palestinas para participar dos rituais de oração do Eid al-Fitr. Muitos palestinos saem para visitar as famílias dos presos, visitam as próprias prisões e visitam os túmulos dos mártires para depositar coroas de flores sobre eles.
Um dia antes do Eid, a Mesquita de Al-Aqsa é decorada com decorações do Eid, minaretes cantam com takbir e os antigos mercados estão cheios de crianças e mulheres carregando bandejas de bolos para as padarias.[carece de fontes?]
Palestinos e jordanianos decoram suas casas e preparam refeições suntuosas para familiares e amigos. Eles preparam roupas e sapatos novos para o festival. As festividades do Eid na Palestina e na Jordânia podem variar culturalmente dependendo da região, mas um traço comum em todas as celebrações é a generosidade e a hospitalidade. É uma tradição palestina jordaniana comum que as famílias se reúnam na casa patriarcal após as orações do Eid. Antes que a refeição especial do Eid seja servida, as crianças pequenas se alinham na frente de cada membro adulto da família, que distribui dinheiro como presente para as crianças. Os jordanianos também seriam enforcados fantástico lanternas.
In Líbano, muitos shows acontecem durante o Eid al-Fitr por libaneses e outras superestrelas árabes. Músicos também se apresentam na orla de Beirute. Outras atividades incluem exposições de arte.
Ma'amoul e kahk são biscoitos populares assados e consumidos durante o Eid na Palestina, Jordânia, Síria e Líbano.
No Iraque, kleicha (o lanche tradicional) e cordeiro são alimentos populares.
A curdos iraquianos tendem a visitar cemitérios para lembrar seus entes queridos um dia antes do festival. Após as orações, as famílias curdas iraquianas se reuniam para um farto café da manhã com arroz e ensopado, além de doces, nozes e bebidas com cafeína.
No Iêmen, Bint al-Sahn é o lanche preferido durante as celebrações do Eid.
Os egípcios passam o primeiro dia do Eid al-Fitr para reunir todos os membros da família e celebrar o Eid em jardins públicos. É costume que as crianças também recebam um Eidi, uma pequena quantia em dinheiro a ser gasta em atividades durante o Eid. Os egípcios gostam de comemorar com os outros, então as ruas estão sempre lotadas durante os dias e noites do Eid.
Eid é popularmente conhecido como Small Sallah em Nigéria. Durante o dia, as pessoas geralmente se cumprimentam dizendo Barka Da Sallah, que traduzido significa "Saudações a Sallah" no Língua Hausa. As comemorações duram até 3 dias.
Tunísia celebra o Eid por três dias (com os preparativos começando vários dias antes), dois dos quais são feriados nacionais. Doces e biscoitos especiais, inclusive baklava e vários tipos de "ka'ak", Marzipan, bolinhos são feitos ou comprados para presentear amigos e parentes no dia. as crianças recebem presentes dos pais e parentes idosos, geralmente dinheiro ou até brinquedos. Eles também convidam amigos próximos e parentes para o jantar do Eid. Depois do jantar do Eid, as pessoas adoram cantar e dançar. Na cidade de Sfax, uma refeição especial é consumida no primeiro dia geralmente antes do meio-dia, composta essencialmente por Chermoula e peixe salgado curado, tipicamente Bacalao.[carece de fontes?]
Na Somália e em outras partes islâmicas do região do chifre, Eid al-Fitr é observado pelas comunidades muçulmanas. As comemorações que marcam o evento são tipicamente acompanhadas de elaborados banquetes, onde pratos especiais como xalwo (halwo) e buskut (buskuit) são servidos.
muçulmanos em Tanzânia celebram o Eid al-Fitr, quando normalmente se vestem com roupas finas e decoram suas casas com luzes. Alimentos especiais são preparados e compartilhados com familiares e visitantes, enquanto as crianças recebem presentes. In Zanzibar é comum os moradores comprarem roupas novas, enquanto as mulheres compram bolsas, colares e outras roupas. Para alguns jovens, as noites do Eid envolvem dançar em um clube. As crianças recebiam moedas de dinheiro dos habitantes locais.
In Cidade do Cabo, centenas de muçulmanos - cada um com algo para compartilhar com os outros na hora da quebra do jejum - se reúnem em Ponto verde na noite do último dia do Ramadã para o avistamento da lua. O Magreb (pôr-do-sol) a oração é então realizada em congregação e os resultados formais da observação da lua são anunciados a partir de então.
Eid es-Seghir é o nome de Eid al-Fitr entre Marroquinos. Muitas famílias têm a tradição de comprar roupas novas para os filhos durante o feriado. As escolhas alimentares comuns para o jantar eid incluem cuscuz, cordeiro ou carne espetos e outros. No norte, os músicos tocam musica andaluza acompanhado de palmas rápidas.
Eid é um evento importante para Muçulmanos na Etiópia, que formam a maior comunidade muçulmana na África Oriental.
In Sudão, onde 97% da população é muçulmana, os preparativos para o Eid começam nos últimos dias do Ramadã. Por dias, ka'ak (bolachas de açúcar em pó), bettifour (produtos de panificação secos, incluindo biscoitos delicados, merengues assados e macaroons - cujo nome é derivado do francês pequeno forno), e as pipocas são assadas em grandes fornadas para servir aos convidados e presentear familiares e amigos; roupas elegantes do Eid são compradas ou costuradas; meninas e mulheres decoram suas mãos e pés com hena; e partes da casa podem até ser pintadas. Na noite anterior ao Eid, toda a família participa da limpeza da casa e do quintal e da arrumação dos melhores lençóis, toalhas de mesa e decorações. No dia do Eid, homens e meninos (e ocasionalmente mulheres e meninas) participarão da oração do Eid. Nos próximos 3 dias, as famílias se visitarão, parentes, vizinhos e amigos próximos. Nessas visitas curtas, são servidos assados, chocolates e doces e, muitas vezes, grandes almoços são preparados para os visitantes simpatizantes. As crianças recebem presentes, seja na forma de brinquedos ou dinheiro.
O feriado é amplamente chamado Korité in Senegal e em outro lugar através África Ocidental. É um feriado nacional, celebrado durante três dias, sendo que as famílias costumam mandar fazer roupas novas para o feriado. Presentes e doações são normalmente trocados.
Na série Costa do Marfim, Eid é uma grande festa entre os muçulmanos. A celebração dura entre dois e dez dias, dependendo da região.
No Tajiquistão, o feriado é conhecido como Idi Ramazon e é feriado nacional.
In Quirguistão o dia é conhecido como Orozo Ait (Quirguistão: Орозо айт). A população local celebra de várias formas como festejando, comendo e cantando. Festivais geralmente apresentam longa distância corridas de cavalos e outros esportes baseados em cavalos. As pessoas tendiam a usar roupas extravagantes e brilhantes, enquanto as pessoas cantavam músicas de Jaramazan e recebiam pão cozido, doces ou dinheiro em troca.
Ramazon Hayit or Roʻza hayiti é feriado em Uzbequistão e amplamente comemorado. Pastelaria tradicional como kush-tili, arado e chak-chak são preparados por famílias uzbeques um dia antes do Eid al-Fitr para consumo. As empresas tendem a vender uma grande variedade de doces e brinquedos infantis durante este período.
Conhecido como Oraza Ait (Ораза айт) kazakh Os muçulmanos costumam se visitar durante a celebração e distribuir rosquinhas fritas como baursaki para outros. No entanto carne de carneiro, sopa, chá e kymyz (leite de égua) também são comidas e bebidas populares durante o feriado.
no predominantemente Sunitas cultura muçulmana de Afeganistão, Eid al-Fitr tem uma importância significativa e é comemorado amplamente por três dias. Popularmente envolve festividades especiais para crianças e os membros mais jovens das famílias. A saudação mais comum é Kochnai Akhtar (Abençoado Eid) no Pashtocomunidade de falantes. Os afegãos começam a se preparar para o festival Eid al-Fitr até dez dias antes, limpando suas casas (chamado Khana Takani in Dari). Os afegãos visitam seus bazares locais para comprar roupas novas, doces e lanches, incluindo Jalebi, Shor-Nakhod (feito com grão de bico), Bolo Wa Kolcha (um bolo simples, semelhante ao bolo inglês). O tradicional Bolani (pão sírio vegetariano) é uma refeição popular durante o Eid al-Fitr no Afeganistão.
No dia do Eid al-Fitr, os afegãos primeiro oferecem suas orações do Eid e depois se reúnem em suas casas com suas famílias, cumprimentando-se dizendo "Eid Mubarak" e geralmente adicionando "Eidet Mobarak Roza wa Namazet Qabool Dakhel Hajiha wa Ghaziha," que significa "Feliz Eid para você; que seu jejum e orações sejam aceitos por Deus e que você seja contado entre aqueles que irão para a peregrinação do Hajj." ser difícil de fazer em outras épocas do ano. As crianças andam de casa em casa dizendo "Khala Eidet Mubarak" ("tia feliz Eid"), e eles recebem cookies ou Pala. Meninas e mulheres aplicam “tatuagens” de henna nas mãos e nos pés. As mulheres mais velhas ao aplicá-lo também, não fazem desenhos muito complicados. Os meninos e rapazes de algumas comunidades também podem aplicá-lo, mas com desenhos muito simples, como um círculo nas palmas das mãos ou apenas colorir as pontas dos dedos. Os homens mais velhos também podem fazer esses desenhos simples, mas não é tão comum. Henna é coisa de “mulher” no Afeganistão quando se trata de fazer desenhos nas mãos e nos pés. À noite, várias fogueiras são colocadas ao redor das casas, às vezes a ponto de vales inteiros parecerem inicialmente envoltos em chamas. O fogo comemorativo com fuzis automáticos, particularmente projéteis rastreadores, também pode ser esperado em alta densidade.
Eid é um feriado público na Índia. O feriado começa após o avistamento da lua nova em Chand Raat. Naquela noite, as pessoas dirigem-se aos mercados para terminar as compras para o Eid, roupas e presentes, e começam a preparar a comida para o dia seguinte. A comida tradicional do Eid geralmente inclui Biriyani, puro khurma, e sivayyan, um prato de doce fino e torrado aletria macarrão com leite e frutas secas, entre outros pratos típicos da região. Mulheres e meninas também colocam hena nas mãos uns dos outros. Na manhã seguinte, os muçulmanos vão à mesquita local ou Eidgah para Eid Namaz e dar Eid zakat antes de voltar para casa. Em seguida, as crianças recebem Eidi (presentes em dinheiro) e amigos e parentes visitam as casas uns dos outros para comer e comemorar.[carece de fontes?]
In Paquistão, Eid al-Fitr também é conhecido como چھوٹی عید, chotī īd, 'o Eid Menor' ou میٹھی عید, mīṭhī īd, 'Doce Eid'. As pessoas devem fazer caridade obrigatória em nome de cada um de seus familiares aos necessitados ou pobres antes do dia do Eid ou, no máximo, antes da oração do Eid, permitindo que todos compartilhem da alegria do Eid. Em casa, os familiares desfrutam de um café da manhã especial do Eid com vários tipos de doces e sobremesas, incluindo Kheer e a sobremesa tradicional Sheer Khurma, que é feito de aletria, leite, manteiga, frutas secas e tâmaras. O Eid é especialmente apreciado pelas crianças, pois recebem dinheiro em dinheiro chamado "Eidi" como presente de seus parentes e anciãos. As pessoas tendem a receber notas novas e nítidas para presentear as crianças. Banco do Estado do Paquistão emite novas notas monetárias todos os anos para esse fim.
muçulmanos do Sri Lanka gosto de comer watalappam, falooda, samosa, gulab Jamun, sheerkurma, bolo de óleo e outros pratos nacionais e regionais.
A preparação para o Eid em Bangladesh começa a partir do último trimestre do mês sagrado de Ramadan. Os mercados e shoppings ficam lotados de gente. Aqueles que vivem longe de suas famílias por trabalho ou sustento, voltam para suas cidades e vilas de origem para celebrar a festa com familiares e parentes. No Chaand Raat crianças se reúnem em campo aberto para ver o Hilal (lua crescente) do mês de Shawwal. As meninas decoram suas mãos com Mehndi. Como outros países do sul da Ásia, Lachcha semai (Aletria) são servidos com Roti or Paratha or luchi como café da manhã em Bangladesh. Então as pessoas assistem à oração do Eid em Eidgah. As crianças fazem "Salam" tocando os pés dos idosos da família. E os anciãos dão a eles uma pequena quantia em dinheiro que é conhecida como "Salami" ou "Eidi (presente)", que é uma parte importante da felicidade do Eid para as crianças. Pratos deliciosos como Biryani, Polão, pitha, Kababs, Korma, Payesh, halwa etc. são servidos na mesa de jantar. Muçulmanos ricos em Bangladesh também distribuir Zakat esmolas aos pobres. As pessoas visitam a casa de parentes, vizinhos e amigos e se cumprimentam dizendo "Eid Mubarak" (Feliz Eid).
Eid é um feriado nacional no Nepal. muçulmanos nepaleses costumam consumir a popular sobremesa nepalesa sewai (pudim de aletria) para marcar a ocasião. É comemorado em todo o país com grandes orações, jantares e festas sociais.
Comemoração no Maldivas incluem apresentações culturais, como apresentações de fogo.
Eid é conhecido na Indonésia como Hari Raya Idul Fitri, ou mais popularmente como Eide é um feriado nacional. As pessoas voltam para sua cidade natal ou cidade (um êxodo conhecido como indo para casa) para comemorar com suas famílias e pedir perdão aos pais, sogros e outros idosos. As festividades começam na noite anterior com o canto do Takbir e lâmpadas de iluminação. No próprio dia, depois Oração do Eid de manhã, zakat esmolas para os pobres são distribuídas nas mesquitas. As pessoas se reúnem com familiares e vizinhos em roupas tradicionais e fazem uma refeição especial Lebaran. As crianças recebem dinheiro em envelopes coloridos. Mais tarde, é comum que os muçulmanos na Indonésia visitem os túmulos de parentes para limpá-los ritualmente. Os muçulmanos também visitam os vivos em um ritual especial chamado Halal bi-Halal em algum momento durante ou vários dias após Idul Fitri.
Eid continua com percussão e desfiles de rua.
In Malaysia, Singaporee Brunei, Eid é mais comumente conhecido como Hari Raya Aidilfitri (Jawi: هاري راي عيدالفطري), Hari Raya Idul Fitri, Hari Raya Puasa, Hari Raya Fitrah or Hari Lebaran. Hari Raya significa 'Grande Dia'.
É costume que os trabalhadores da cidade voltem para sua cidade natal para comemorar com suas famílias e pedir perdão aos pais, sogros e outros idosos. Muitas vezes, o perdão é solicitado sem citar nenhum erro específico para evitar discussões. Isso é conhecido na Malásia como balik kampung (regresso a casa).
A noite antes de Hari Raya é preenchida com os sons de takbir nas mesquitas ou musallahs. Em muitas partes da Malásia, especialmente nas áreas rurais, pelita or panjut or lampu colok (conhecido por malaios-cingapurianos) (lâmpadas de óleo, semelhantes a tochas tiki) são acesas e colocadas fora e ao redor das casas, enquanto tochas tiki eles próprios também são uma decoração popular para esse feriado. Pratos especiais como cetupat, rendang, Lemang (um tipo de arroz glutinoso cozido em bambu) e iguarias malaias, como vários kuih-muih são servidos durante este dia. É comum cumprimentar as pessoas com "Salam Aidilfitri" ou "Selamat Hari Raya", que significa "Feliz Eid". Os muçulmanos também se cumprimentam com "maaf zahir dan batin", que significa "Perdoe meus erros físicos e emocionais".[carece de fontes?]
É costume para Muçulmanos-Malaios para usar uma roupa cultural tradicional em Hari Raya. O Malay variante (usado na Malásia, Cingapura, Brunei e Tailândia do sul) é conhecido como Baju Melayu, camisa usada com sarongue conhecido como amostragem kain ou songket e um chapéu conhecido como songkok. As roupas femininas da Malásia são conhecidas como Baju Kurung e baju kebaya. É uma prática comum, no entanto, para os malaios em Cingapura e Johor, na Malásia, referirem-se ao Baju Kurung em referência ao tipo de roupa, usada tanto por homens quanto por mulheres.[carece de fontes?]
In Malaysia, principalmente nas grandes cidades, as pessoas se revezam para reservar um tempo para casa aberta quando ficam em casa para receber e entreter vizinhos, familiares e outros visitantes. É comum ver não-muçulmanos sendo bem-vindos durante o Eid nessas casas abertas. Eles também comemoram iluminando tradicionais canhão de bambu fogos de artifício conhecido como meriam buluh, Utilizando querosene em grande oco bambu tubos ou biscoitos importados da China. O tradicional canhão de bambu, meriam buloh, e os fogos de artifício são notoriamente altos e podem ser muito perigosos para o operador, observador e até mesmo edifícios próximos. Geralmente são tubos de bambu de 5 a 10 cm (2.0 a 3.9 pol.) De diâmetro e 4 a 7 m (13 a 23 pés) de comprimento, preenchidos com: água e várias centenas de gramas de carboneto de cálcio, ou querosene aquecido, então aceso por fósforo.[carece de fontes?]
Na Malásia, as crianças recebem quantias simbólicas de dinheiro, também conhecidas como "duit raya", de seus pais ou mais velhos.
São quase 3 milhões Muçulmanos na Tailândia. Nas províncias mais ao sul, usar ouro no Eid é uma prática popular junto com a vizinha Mianmar. Em algumas partes do país, as residências muçulmanas abririam suas casas com especialidades gastronômicas aos visitantes.
A muçulmanos de Cambodja muitas vezes abrem suas casas para amigos e vizinhos para compartilhar comida juntos. Homens, mulheres e crianças vestem-se com trajes finos, enquanto a cor preferida do vestido é o branco, simbolizando a pureza da alma após um mês de Ramadã. É costume durante o Eid que os muçulmanos cambojanos doem 3 quilos de arroz para os pobres ou deficientes.
O Eid também é comemorado pela comunidade muçulmana muito menor de Vietnã, que representa menos de 0.1% da população. A comunidade muçulmana no Vietnã é majoritariamente da mesma etnia do Cham pessoas.
Durante o Ramadã, em pequenas cidades e grandes vilas com populações muçulmanas significativas, os jovens muçulmanos birmaneses organizam grupos de canto chamados Jago (que significa "acordar"). As equipes Jago geralmente não usam instrumentos musicais, exceto o uso ocasional de gaitas de boca. Os grupos itinerantes de cantores interpretarão as melodias de canções populares de filmes em hindi, substituídas por letras birmanesas e invocações sobre o jejum, os princípios do Islã e os benefícios do Salat.
Entre filipinos muçulmanos no Filipinas, Eid al-Fitr é comumente conhecido como Hariraya, Buka, Hariraya Bukaou Hariraya Buka Puasa. Também é conhecido como Wakas ng Ramadan (literalmente "Fim do Ramadã"), Araw ng Raya ("Dia de Festa"), ou Pagtatapos ng Pag-aayuno ("Fim do Jejum") em Filipina. Foi proclamado um feriado legal para muçulmanos filipinos em 1977 pelo Decreto Presidencial 1083. Em 2002, isso foi atualizado para um feriado nacional público pela Lei da República 9177. Às vezes também é conhecido por sua Malay nome "Hari Raya Puasa"; e por sua Indonesian nome "Eid".
Seu início é decidido pelo avistamento da lua crescente (crescente), seguidas de orações matinais em mesquitas ou praças públicas. Quando isso ocorre, às vezes pode variar dependendo do governo regional. Em alguns lugares é baseado no avistamento físico do crescente; enquanto em outros é determinado pelo Regional Darul Ifta' de Bangsamoro (RDI-BARMM) ou o Comissão Nacional de Filipinos Muçulmanos (NCMF), especialmente em dias nublados.
O avistamento do crescente é tradicionalmente marcada pelo rufar de tambores em algumas regiões. Nos tempos modernos, isso evoluiu para uma barragem de ruído conhecida como "Mobile Takbir", onde os celebrantes, especialmente os jovens, aceleram suas motocicletas ou buzinam enquanto dirigem pelas ruas. Às vezes, armas também são disparadas. Estas práticas foram desencorajadas pela Grande Mufti of bangsamoro e funcionários do governo local como não estando de acordo com os ensinamentos islâmicos, além de serem perigosos e causarem acidentes no passado.
Hariraya é caracterizado pela entrega de presentes (conhecido como Eidi), partilha de alimentos (salu salo) e visitas a idosos e doentes. Alimentos, esmolas e produtos de primeira necessidade também são doados aos pobres, prática conhecida como Fitrana or Zakat al-Fitr. Isso geralmente é feito um dia antes do Eid al-Fitr. Várias iguarias doces tradicionais dos diferentes grupos étnicos filipinos muçulmanos são servidas no café da manhã, incluindo daral, dodol, testa, tinagtag, panyalam, jampok, E assim por diante. Diversas atividades também marcam as comemorações, como danças, corridas de barcos, corridas de cavalos e Carabao lutando em cidades e vilas com populações muçulmanas significativas. Em Metro Manila, as comemorações são geralmente realizadas no Mesquita Dourada de Manila e a Arquibancada Quirino. A celebração dura três dias.
In China continental, de 56 grupos étnicos oficialmente reconhecidos, o Eid al-Fitr é celebrado por pelo menos 10 grupos étnicos predominantemente muçulmanos. Esses grupos totalizam 18 milhões de acordo com estatísticas oficiais, mas alguns observadores dizem que o número real pode ser muito maior. também é um feriado na China em certas regiões, incluindo duas regiões de Nível de Prefeitura de Província, Ningxia e Xinjiang. Todos os residentes nessas áreas, independentemente da religião, têm direito a um feriado oficial de um ou três dias. Fora das regiões de maioria muçulmana, apenas os muçulmanos têm direito a um feriado de um dia. Na província de Xinjiang, o Eid al-Fitr é até comemorado pelo Han chinês população. Durante o feriado, suprimentos de carneiro, cordeiro e carne bovina são distribuídos às famílias como parte de um programa de bem-estar financiado por agências governamentais, instituições públicas e privadas e empresas. Em Yunnan, As populações muçulmanas estão espalhadas por toda a região. No Eid al-Fitr, no entanto, alguns devotos podem viajar para Sayyid 'Ajjalsepultura de depois de suas orações comunitárias. Lá, eles realizarão leituras do Alcorão e limparão a tumba, lembrando o histórico festival anual chinês Qingming, no qual as pessoas vão até os túmulos de seus ancestrais, varrem e limpam a área e fazem oferendas de comida. Finalmente, as realizações do Sayyid 'Ajall será relatado em forma de história, concluído por um serviço especial de oração para homenagear as centenas de milhares de muçulmanos mortos durante o Rebelião Panthay, e as centenas de mortos durante o Incidente shadiano.
A oração e celebração do Eid al-Fitr em Taiwan chama muita atenção da mídia local. Os destaques do evento são regularmente divulgados nos jornais e veiculados nas televisões. Esses fenômenos impulsionam as atividades islâmicas em Taiwan. muçulmanos, principalmente Indonesian homens e mulheres de colarinho azul, geralmente se reúnem em Estação principal de Taipé para realizar a oração.
albanês Os muçulmanos geralmente celebram o dia como na maioria dos outros países. O dia é conhecido como Fitër Bajrami ou Bajrami i Madh na Albânia. Magiritsa (sopa de Páscoa grega) é popularmente consumida.
In Bósnia e Herzegovina, Eid al-Fitr é conhecido localmente como Ramazanski bajram. É um feriado público de três dias. Os fiéis assistem a uma oração da madrugada e a um sermão, após o qual as pessoas se visitam, dão presentes às crianças e consomem popularmente baklava.
Eid al-Fitr (ou seja, Seker Bayram, Festa do Açúcar) é comemorado na Grécia principalmente no Trácia Ocidental região do local Minoria muçulmana (Turcos, Pomaks e Roma), juntamente com as outras duas grandes celebrações, Kurban Bayram (Festa do Sacrifício) e Hidirellez. No dia do Bayram, a família se reúne, veste suas melhores roupas e comemora com uma refeição comum, após a oração da manhã. As mulheres preparam e oferecem doces aos familiares e visitantes, enquanto as crianças pequenas circulam e homenageiam os idosos com beijos nas mãos. O ancião, por sua vez, os recompensa com balas, doces e pequenas quantias em dinheiro. Lojistas muçulmanos locais fecham suas lojas neste dia, enquanto escolas de minorias muçulmanas tem um feriado de 5 dias para a festa.
In Rússia onde 14 milhões de muçulmanos residem em 2017, Eid al-Fitr é muitas vezes conhecido como Uraza Bayram (Russo: Eid al Adha) e é feriado nas repúblicas da Adygea, Bascortostão, Daguestão, Inguchétia, Kabardino-Balkaria, Karachay-Cherkessia, Tatarstan e Chechênia. A maioria dos pratos festivos consiste em Carneiro, mas saladas e várias sopas também são populares. Como a população muçulmana é diversificada, os pratos festivos tradicionais diferem entre as regiões – por exemplo, no Tartaristão panquecas são popularmente assados.
Os muçulmanos russos vão a cultos festivos nas mesquitas na manhã do Eid al-Fitr, após o que costumam visitar parentes mais velhos em sinal de respeito. Nas repúblicas do norte do Cáucaso, as crianças costumam passar por várias casas com uma sacola para enchê-la de Doce, especialmente guardados pelos cariocas para a comemoração. No Daguestão, ovos com adesivos brilhantes são um prato tradicional popular servido durante o Eid al-Fitr. As pessoas geralmente se vestem mais durante este dia – as mulheres escolhem vestidos brilhantes com miçangas enquanto as pessoas mais velhas usariam papakhas. Em muitos lugares do país também são realizadas master classes onde as famílias participam de atividades como bordado e argila fazer.
In Ucrânia, Eid al-Fitr (Ucraniano: Рамазан-байрам), Bem como Eid al-Adha são feriados oficiais desde 2020. Durante a festa, muçulmanos ucranianos (a maioria dos quais são Tártaros da Criméia) costumam se reunir com seus entes queridos.
Embora o Eid al-Fitr não seja um feriado reconhecido no Reino Unido, muitas escolas, empresas e organizações permitem pelo menos um dia de licença para celebrações religiosas.
No Reino Unido, as pessoas participam de orações e jogos para o Eid al-Fitr. Blackburn Rovers clube de futebol teve uma oração do Eid em seu campo em 2022.
In Cidade de Nova York, regulamentos alternativos de estacionamento lateral (limpeza de rua) estão suspensos no Eid. A partir de 2016, as escolas públicas da cidade de Nova York também permaneceram fechadas no Eid. Outros distritos escolares fecham no Eid, incluindo o distrito escolar de Irvington New Jersey e o distrito escolar de Burlington em Vermont.
A Serviço Postal dos Estados Unidos (USPS) emitiu vários selos postais do Eid, ao longo de vários anos - começando em 2001 - homenageando "dois dos festivais mais importantes do calendário islâmico: Eid al-Fitr e Eid al-Adha". Os selos do Eid foram lançados em 2001–2002, 2006–2009 e 2011.
Mesquitas na América do Norte oferecem a oração do Eid. Para o Eid durante o Pandemia de COVID-19 nos Estados Unidos, algumas mesquitas exigiam verificações de temperatura e distanciamento social dos participantes. Outras mesquitas se reuniram em parques públicos para comemorar. Em 2021, alguns muçulmanos estavam voltando às mesquitas para orar pelo feriado.
A população muçulmana de Trinidade e Tobago popularmente comem sawine /aletria, uma doce sobremesa, para marcar a comemoração, mas a festa também consiste em caril, assado, e frango e curry cabra. Eid al-Fitr é um feriado público em Trinidad e Tobago, tendo sido declarado em 1962.
Eid al-Fitr é um feriado público em Suriname e Guiana.
In Argentina, Eid (Espanhol: Fiesta del Fin del Ayuno) é oficialmente um feriado sem trabalho para Muçulmanos.[carece de fontes?]
Embora a data do Eid al-Fitr seja sempre a mesma no calendário islâmico, a data no calendário gregoriano cai aproximadamente 11 dias antes a cada ano sucessivo, já que o calendário islâmico é lunar e o calendário gregoriano é solar. Portanto, se o Eid cair nos primeiros dez dias de um ano do calendário gregoriano, haverá um segundo Eid nos últimos dez dias do mesmo ano do calendário gregoriano, como aconteceu em 2000 EC. A data gregoriana pode variar entre os países, dependendo da visibilidade local da lua nova. Algumas comunidades muçulmanas expatriadas seguem as datas determinadas para seu país de origem, enquanto outras seguem as datas locais de seu país de residência.[carece de fontes?]
A tabela a seguir mostra as datas previstas e as datas anunciadas com base nos avistamentos da lua nova na Arábia Saudita.
ano islâmico | Umm al-Qura previsto | Conselho Superior da Magistratura Arábia Saudita anunciou |
---|---|---|
1422 | 16 de Dezembro de 2001 | 16 de Dezembro de 2001 |
1423 | 5 de Dezembro de 2002 | 5 de Dezembro de 2002 |
1424 | 25 novembro de 2003 | 25 novembro de 2003 |
1425 | 14 novembro de 2004 | 13 novembro de 2004 |
1426 | 3 novembro de 2005 | 3 novembro de 2005 |
1427 | 23 de outubro de 2006 | 23 de outubro de 2006 |
1428 | 13 de outubro de 2007 | 12 de outubro de 2007 |
1429 | 1 de outubro de 2008 | 30 setembro 2008 |
1430 | 20 setembro 2009 | 20 setembro 2009 |
1431 | 10 setembro 2010 | 10 setembro 2010 |
1432 | 30 2011 agosto | 30 2011 agosto |
1433 | 19 2012 agosto | 19 2012 agosto |
1434 | 8 2013 agosto | 8 2013 agosto |
1435 | 28 de Julho de 2014 | 28 de Julho de 2014 |
1436 | 17 de Julho de 2015 | 17 de Julho de 2015 |
1437 | 6 de Julho de 2016 | 6 de Julho de 2016 |
1438 | 25 2017 junho | 25 2017 junho |
1439 | 15 2018 junho | 15 2018 junho |
1440 | 4 2019 junho | 4 2019 junho |
1441 | 24 de maio de 2020 | 24 de maio de 2020 |
1442 | 13 de maio de 2021 | 13 de maio de 2021 |
1443 | 2 de maio de 2022 | 2 de maio de 2022 |
1444 | 21 de Abril de 2023 | |
1445 | 10 de Abril de 2024 | |
1446 | 30 Março de 2025 | |
1447 | 20 Março de 2026 | |
1448 | 9 Março de 2027 | |
1449 | 26 de fevereiro de 2028 | |
1450 | 14 de fevereiro de 2029 | |
1451 | 3 de fevereiro de 2030 | |
1452 | 24 de Janeiro de 2031 | |
1453 | 14 de Janeiro de 2032 | |
1454 | 2 de Janeiro de 2033 | |
1455 | 23 de Dezembro de 2033 | |
1456 | 11 de Dezembro de 2034 | |
1457 | 1 de Dezembro de 2035 | |
1458 | 19 novembro de 2036 | |
1459 | 9 novembro de 2037 | |
1460 | 29 de outubro de 2038 |
Como o ano islâmico difere em cerca de 11 dias do ano AD, o Eid al Fitr pode ocorrer duas vezes por ano, no ano 1023, 1055, 1088, 1120, 1153, 1186, 1218, 1251, 1283, 1316, 1348, 1381, 1414, 1446, 1479, 1512, 1544, 1577, 1609, 1642, 1674, 1707, 1740, 1772, 1805, 1837, 1870, 1902, 1935, 1968, 2000, 2033, 2065, 2098, 2131, 2163, 2196, 2228, 2261 e 2293 (continuará a ocorrer a cada 32 ou 33 anos).[carece de fontes?]
O primeiro imperador mogol Babur cumprimenta cortesãos durante o festival Eid al-Fitr (século XIX)
Oração em massa do Eid al-Fitr em Delhi Jama Masjid, India
Muçulmanos britânicos na realização do Orações do Eid at Mesquita do Leste de Londres durante a celebração, 1941
Soldados muçulmanos britânicos e marinheiros mercantes da Índia, Afeganistão, Irã, Iraque, Egito, Sudão, Palestina, Transjordânia, Síria, Arábia, Aden e Somalilândia, realizando o Orações do Eid na Mesquita de East London em 1941
Doces sendo vendidos em uma loja em Ancara, Turquia
Família comemorando o eid, Tajiquistão
Oração do Eid al-Fitr em Mesquita Suleymaniye, Istambul, Turquia
Rua comercial iluminada em Bangalore, Índia durante o Eid al-Fitr
No subcontinente, este Eid, Eid-ul-Fitr, é conhecido como 'Choti Eid', ou o 'Lesser Eid'. Isso imediatamente estabelece um contraste com 'Bari Eid', ou o 'Grande Eid', que ocorre apenas dois meses e um pouco mais tarde. Essa distinção também é conhecida no mundo árabe, mas ao chamar 'Bari Eid' bari, esse Eid já está em desvantagem. É o 'outro Eid'. 'Bari Eid', ou Eid-ul-Azha, tem a vantagem de ter dois rituais principais, pois ambos têm a oração, mas só ele tem um sacrifício. 'Bari Eid' reúne todos os muçulmanos na celebração do Hajj, que é em si um lembrete do sacrifício abraâmico, enquanto 'Choti Eid' comemora apenas o fim do jejum de Ramazan.
{{cite web}}
: CS1 maint: cópia arquivada como título (link)
Mídia relacionada a Eid al-Fitr na Wikimedia Commons
A definição do dicionário de Eid al-Fitr no Wikcionário