Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2022 – CONCACAF
No mundo de hoje, Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2022 – CONCACAF tornou-se um tema de grande importância e interesse para uma ampla gama de pessoas. Desde especialistas na área até ao público em geral, Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2022 – CONCACAF tem captado a atenção de todos devido à sua relevância na sociedade atual. Neste artigo, exploraremos detalhadamente as diferentes facetas de Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2022 – CONCACAF, desde o seu impacto na vida quotidiana até à sua influência na cultura e na política. Através de uma análise abrangente, esperamos fornecer uma visão clara e completa de Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2022 – CONCACAF, permitindo aos nossos leitores compreender melhor a sua importância e papel no mundo de hoje.
Eliminatórias da América do Norte, Central e Caribe
A CONCACAF anunciou um formato reestruturado para as eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, em 10 de julho de 2019.[1]
Grupo hexagonal: As 6 melhores equipes da CONCACAF classificadas com base no ranking da FIFA de junho de 2020 jogarão partidas de turno e returno em um único grupo. As três primeiras equipes se classificarão para a Copa do Mundo, e a quarta colocada avançará para o play-off contra o vencedor da fase eliminatória, a fim de avançar para o play-off da confederação .
Fase de grupos e fases eliminatórias: As equipes remanescentes da CONCACAF (classificadas de 7 a 35 com base no ranking da FIFA de junho de 2020) serão divididas em oito grupos (cinco grupos de quatro equipes e três grupos de três equipes) para jogar em casa, todos contra todos as partidas. Os vencedores de cada grupo irão avançar para uma fase eliminatória, cada uma das quartas de final, semifinais e final será disputada em uma série de duas etapas em casa. O vencedor da fase eliminatória avançará para o play-off contra a quarta equipe do grupo hexagonal, a fim de avançar para o play-off da confederação.
Novo formato
Em 27 de julho a CONCACAF anunciou o novo formato das eliminatórias.[2][3]
Primeira fase: As seleções ranqueadas entre 6–35 no ranking Mundial da FIFA de julho de 2020 serão divididas em seis grupos de cinco, com disputa em turno único. Cada seleção fará quatro jogos, dois como mandante e dois como visitante. Os primeiros colocados de cada grupo avançarão para a segunda fase.
Segunda fase: Os seis vencedores da primeira fase serão divididos em três confrontos mata-mata, com jogos de ida e volta. Os vencedores se juntarão aos pré-classificados para a fase final.
Fase final: Os três vencedores da segunda fase se juntam às cinco seleções melhores ranqueadas no ranking Mundial da FIFA de julho de 2020. Nesta fase as partidas serão disputadas com jogos de ida e volta em um único grupo. As três melhores seleções se classificam para a Copa do Mundo FIFA de 2022 e o quarto colocado avança para a repescagem.
Participantes
Todas as 35 seleções nacionais filiadas à FIFA da CONCACAF entraram nas eliminatórias. As seleções foram divididas baseado no ranking da FIFA de julho de 2020.[4]
Entram na fase final (Ranqueado do 1º ao 5º lugar)
Entram a partir da primeira fase (Ranqueado do 6º ao 35º lugar)
O calendário para a competição é o seguinte:[2] Em 8 de setembro de 2020, a CONCACAF anunciou que os jogos programados para outubro e novembro de 2020 seriam remarcados para 2021.[5]
As seis melhores seleções ranqueadas que fazem parte da primeira fase foram colocadas como cabeça de chave entre os grupos A–F. Cada seleção fará quatro jogos, dois como mandante e dois como visitante. Os primeiros colocados de cada grupo avançarão para a segunda fase. O sorteio foi realizado em 19 de agosto de 2020.[2][6]
Os seis vencedores da primeira fase serão divididos em três confrontos mata-mata, com jogos de ida e volta. Os vencedores se juntarão aos pré-classificados para a terceira fase. As partidas serão disputadas em junho de 2021.
Os três vencedores da segunda fase se juntam as cinco seleções melhores ranqueadas no ranking Mundial da FIFA de julho de 2020. Nesta fase as partidas serão disputadas com jogos de ida e volta em um único grupo. As três melhores seleções se classificam para a Copa do Mundo FIFA de 2022 e o quarto colocado avança para a repescagem.
A repescagem internacional será determinada por outro sorteio a ser realizado em uma data posterior. As partidas estão programadas para serem disputadas em junho de 2022.