Hoje, Elmore James é um tópico que chamou a atenção de milhões de pessoas em todo o mundo. Desde as suas origens até ao seu impacto na sociedade moderna, Elmore James tem sido objecto de debate, investigação e especulação. Com uma história que remonta a séculos, Elmore James evoluiu e adaptou-se às mudanças culturais e tecnológicas, tornando-se hoje um tema relevante. Neste artigo exploraremos o impacto de Elmore James em diferentes áreas da vida cotidiana e sua influência na sociedade contemporânea. Além disso, analisaremos as últimas tendências e descobertas relacionadas a Elmore James, oferecendo uma visão abrangente de sua importância no mundo atual.
Começou sua carreira musical no Mississipi junto com o gaitista Sonny Boy Williamson II, ficaram juntos por vários anos até que conseguiu seu primeiro contrato para gravação em 1951. Nesta época se mudou para Chicago onde iniciou carreira solo acompanhado pelo grupo “The Broomdusters”.
Seu estilo rude e apaixonado se distinguia pelo som característico do slide blues, que se pode curtir nas músicas como “Dust My Brown”, “I Believe” e “It Hurts Me Too.
O estilo de Elmore James influênciou vários músicos de Blues e Rock como Jeremy Spencer do Fleetwood Mac, Brian Jones do Rolling Stones, Alan Wilson do Canned Heat, Stevie Ray Vaughan, Michael Bloomfield, Eric Clapton, Duane Allman e John Mayall. É lembrado pelos Beatles na música For You Blue do disco Let It Be.
Selo do single Dust my Broom
Autor de uma considerável quantidade de blues, muitas dessas músicas receberam versões de astros famosos. “Dust my broom” foi gravado por Fleetwood Mac, “Bleeding Heart” por Jimi Hendrix, “Rollin´n´tumblin” por Canned Heat e Eric Clapton entre outros.
Faleceu aos 45 anos, em 24 de Maio de 1963, vítima de um ataque cardíaco, deixando um legado musical considerável. Encontra-se sepultado no Newport Missionary Baptist Church Cemetery, Mississípi no Estados Unidos.[2]
Discografia
Singles
Elmore gravou numa era em que poucos artistas de blues gravavam álbuns. O único LP que lançou em vida, em 1961, foi uma compilação de antigos singles gravados pelos Bihari Brothers (juntamente com Howlin' Wolf e B.B. King) - Blues After Hours (Crown 5168), relançada diversas vezes depois de sua morte.
1951 "Dust My Broom" b/w "Catfish Blues" (Trumpet 146 )
1952 "I Believe" b/w "I Held My Baby Last Night" (Meteor 5000)