No artigo de hoje, iremos nos aprofundar no fascinante mundo de Encriptação. Desde as suas origens até à sua evolução hoje, exploraremos todos os aspectos relevantes relacionados com este tema. Do seu impacto na sociedade às suas repercussões na cultura popular, abordaremos cada detalhe para oferecer uma visão completa e objetiva. Através de uma abordagem analítica e descritiva, aprofundaremos a importância de Encriptação em diferentes contextos, destacando a sua relevância no mundo contemporâneo. Sem dúvida, Encriptação é um tema fascinante que merece ser explorado a fundo, e é justamente isso que nos propomos fazer neste artigo. Junte-se a nós nesta jornada de descoberta e inspiração sobre Encriptação.
Em criptografia, encriptação[1], ou cifragem, é o processo de transformar informação (purotexto) usando um algoritmo (chamado cifra) de modo a impossibilitar a sua leitura a todos excepto aqueles que possuam uma identificação particular[2], geralmente referida como chave. O resultado deste processo é uma informação encriptada, também chamada de texto cifrado.
Em alguns contextos, o termo encriptação também se refere implicitamente ao processo inverso, decriptação (português brasileiro) ou desencriptação (português europeu), por forma a tornar informação encriptada novamente legível (isto é, torná-la desencriptada). Com isso, software criptográficos geralmente fazem também a desencriptação.
Em esquemas com chaves simétricas, as chaves de encriptação e desencriptação são a mesma.[3]
Em esquemas com chaves públicas, utilizam-se duas chaves distintas: a chave de encriptação e a de desencriptação. A chave de encriptação é publicada para qualquer um usar para encriptar suas mensagens. Porém, somente o grupo destinatário têm acesso à chave de desencriptação, que é secreta e que permite que as mensagens sejam lidas.[4]