Entidade (administração)

Neste artigo abordaremos o tema Entidade (administração), que tem despertado grande interesse e debate nos últimos anos. Entidade (administração) tem despertado a curiosidade de investigadores, académicos e do público em geral, devido à sua relevância em diversas áreas da sociedade. Desde o seu impacto na economia, na política, na cultura, até à sua influência na vida quotidiana das pessoas, Entidade (administração) tornou-se um tema central de discussão e reflexão. Nessa linha analisaremos diferentes perspectivas e opiniões sobre Entidade (administração), com o objetivo de oferecer uma visão ampla e enriquecedora deste tema tão relevante hoje.

Entidade é uma pessoa jurídica pública ou privada dotada de personalidade jurídica própria. Quando se tratando de Entidade pública é formada pela administração indireta. [1] Quando se quer falar algo sobre um grupo de empresas (público ou privadas), geralmente se dá o termo entidade por ser o termo mais genérico.

A entidade se diferencia de um órgão, tendo em vista que órgão não existe sozinho, não tendo personalidade jurídica autônoma. Os órgãos fazem parte tanto da administração indireta, quanto da administração direta.

Tipos de entidades

No âmbito público as entidades podem ser: [2]

No âmbito privado as entidades podem ser:

Referências

  1. http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=838
  2. «Cópia arquivada» (PDF). Consultado em 15 de maio de 2015. Arquivado do original (PDF) em 26 de fevereiro de 2014