Este artigo abordará o assunto Entretenimento educativo, assunto de grande relevância atualmente. Entretenimento educativo tem captado a atenção de especialistas e do público em geral, gerando amplo debate em diversas áreas. Ao longo dos anos, Entretenimento educativo tem sido objeto de extensas pesquisas e sofreu mudanças significativas, despertando um interesse crescente na compreensão do seu impacto e alcance. Neste contexto, é essencial analisar detalhadamente as implicações de Entretenimento educativo e a sua influência em diferentes contextos. Este artigo procurará explorar exaustivamente as diferentes facetas de Entretenimento educativo, aprofundando-se nos seus aspectos mais relevantes e proporcionando uma visão abrangente da sua importância no panorama atual.
Entretenimento educativo ou edutenimento[1][2][3][4] (em inglês: edutainment) é uma forma de entretenimento projetada tanto para educar como divertir. O entretenimento educativo tipicamente tenta instruir ou socializar sua audiência passando-se lições através de formas familiares de entretenimento: programas de televisão, computador e videogames, filmes, música, websites, software multimédia, etc.
Entretenimento educativo é a combinação da educação a partir do entretenimento, usando-se normalmente o ambiente lúdico para estimular a aprendizagem. O lúdico pode ser utilizado de diversas maneiras e nem sempre é uma diversão.
Pode-se encontrar atualmente uma grande variedade de produtos multimédia de caráter educativo, em CD-ROM, em DVD ou mesmo disponíveis online, para importação direta através da Internet: de enciclopédias e dicionários a roteiros de museus, passando por coleções de arte ou de fotografia. Existem igualmente muitos programas de tutoria sobre as mais variadas áreas: música, desenho, matemática, línguas estrangeiras.