Epitáfio

No mundo de hoje, Epitáfio tornou-se um tema de grande relevância e interesse para um amplo espectro de pessoas. Seja pelo seu impacto na sociedade, pela sua relevância histórica ou pela sua influência na atualidade, Epitáfio é um tema que desperta a curiosidade e a atenção de múltiplos públicos. Ao longo da história, Epitáfio tem sido objeto de estudo, debate e análise, e sua importância permanece palpável até hoje. Neste artigo, exploraremos exaustivamente os diferentes aspectos de Epitáfio, desde suas origens até sua relevância no mundo contemporâneo, a fim de fornecer uma visão completa e detalhada deste interessante tópico.

 Nota: Para outros significados, veja Epitáfio (desambiguação).
Túmulo do escritor grego Níkos Kazantzákis em Heraclião, cujo epitáfio é "Não espero nada. Não temo nada. Sou livre" (em grego: Δεν ελπίζω τίποτα. Δεν φοβούμαι τίποτα. Είμαι ελεύθερος)

Epitáfios (do grego antigo ἐπιτάφιος; "sobre a tumba") são frases escritas sobre túmulos, mausoléus e campas cemiteriais para homenagear pessoas ali sepultadas.[1] Normalmente, os dizeres são colocados em placas de metal ou pedra.[2][3][4] Tradicionalmente escritos em verso, alguns epitáfios são célebres como o de Robespierre:

Passant, ne pleure pas ma mort ("Passante, não chores minha morte")
Si je vivais tu serais mort. ("Se eu vivesse tu estarias morto")
A vida é noite: o sol tem véu de pedra.
Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikcionário Definições no Wikcionário
Wikiquote Citações no Wikiquote
Commons Categoria no Commons

Referências

  1. S.A., Priberam Informática,. «Significado / definição de epitáfio no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa». www.priberam.pt. Consultado em 19 de abril de 2018 
  2. «Epitáfios da Primeira Guerra Mundial ganham vida no Twitter». opiniaoenoticia.com.br. Consultado em 19 de abril de 2018 
  3. «Significado de Epitáfio». Significados 
  4. «Significado de Epitáfio». www.dicionarioinformal.com.br. Consultado em 19 de abril de 2018