Epífise

No artigo que apresentamos hoje, iremos nos aprofundar no fascinante mundo de Epífise. Desde as suas origens até ao seu impacto na sociedade atual, exploraremos todos os aspectos relacionados com Epífise para compreender a sua relevância em vários contextos. Ao longo da história, Epífise desempenhou um papel fundamental na vida das pessoas, influenciando suas decisões, crenças e interações. Através de análises exaustivas, procuraremos desvendar os mistérios que cercam Epífise e descobrir o seu verdadeiro significado no mundo contemporâneo.

 Nota: Se procura pela glândula epífise, corpúsculo oval situado no cérebro, veja Glândula pineal.

A epífise é a parte de um osso longo que se desenvolve por um centro de ossificação diferente do corpo do osso, e que dele é separado por uma camada de cartilagem.

Durante o desenvolvimento, é a cartilagem epifisária a responsável pelo crescimento longitudinal e diametral (lateral) do osso.

Durante a infância e a adolescência, a cartilagem epifisária promove o crescimento, mas, quando o indivíduo atinge a idade adulta, a cartilagem é substituída por osso compacto, interrompendo-se o crescimento.

Ainda na infância, a cartilagem epifisária constitui-se em ponto frágil do osso, podendo ser, frequentemente, sede de fraturas.

A estrutura responsável pelo crescimento ósseo longitudinal é a Placa Epifisária, que está localizada na Metáfise. A epifise é dividida em 3 partes.

Bibliografia

  • Stedman Dicionário Médico (23ª ed.). Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1987.