Hoje, Espórades (Grécia) é um tema que desperta grande interesse na sociedade. Durante décadas, Espórades (Grécia) tem sido objeto de estudo, debate e análise em diversos campos, desde a ciência e tecnologia até à arte e cultura. A importância de Espórades (Grécia) está na sua influência no dia a dia das pessoas e na sua capacidade de gerar mudanças significativas no mundo. Neste artigo exploraremos diferentes perspetivas relacionadas com Espórades (Grécia), analisando o seu impacto na sociedade atual e refletindo sobre o seu papel no futuro.
Espórades (do Norte) (em grego: Βόρειες Σποράδες; sendo que o termo "Espórades", ou Σποράδες, vem do adjetivo grego "sporas", no genitivo, "sporados", que significa "espalhado", "disseminado") é um arquipélago ao longo da costa leste da Grécia, nordeste da ilha de Eubeia, no Mar Egeu. Consiste em vinte e quatro ilhas, entre as quais quatro são habitadas: Alónissos, Esquíato, Escópelo e Esquiro.
As Espórades formam, em sua maioria, uma das unidades regionais da Grécia, localizada na região da Tessália. Foi criada a partir da reforma administrativa instituída pelo Plano Calícrates de 2011, através da divisão da antiga prefeitura de Magnésia. É subdividida em 3 municípios[1], sendo eles:
A ilha de Esquiro, assim como alguns ilhéus desabitados na área como Erinia[2][3], pertencem administrativamente à unidade regional de Eubeia, na região da Grécia Central.