O tópico Esporte na Polônia é um dos mais relevantes e importantes da atualidade. As suas implicações abrangem numerosos campos e o seu impacto pode ser sentido em diferentes aspectos das nossas vidas. De Esporte na Polônia, passando por Esporte na Polônia, até Esporte na Polônia, este tópico desperta interesse e controvérsia em igual medida. Neste artigo analisaremos detalhadamente as diferentes facetas de Esporte na Polônia e sua influência na sociedade atual. Desde as suas origens até à sua evolução no presente, exploraremos todos os aspectos relevantes de Esporte na Polônia para compreender a sua importância e possíveis ramificações no futuro.
O Esporte na Polônia inclui a prática de vários esportes, em particular: Atletismo, basquete, boxe, esgrima, futebol, futebol Americano, handebol, Hóquei no gelo, natação, vôlei, e halterofilismo. O primeiro piloto polonês da Fórmula 1, Robert Kubica, também trouxe adeptos para esse esporte. O futebol é o esporte mais popular do país, com uma rica história de competição internacional. Polônia também é um país tradicional na corrida de motocicletas speedway, graças à Tomasz Gollob, um habilidoso piloto polonês. As montanhas polonesas são locais ideais para caminhadas, esqui e ciclismo de montanha, atraindo milhões de turistas todos os anos de todo o mundo. As praias e balneários bálticos são locais populares para a pesca, canoagem, remo e uma vasta gama de outros esportes náuticos.
A seleção polonesa foi medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Verão de 1972, e ficou com a prata nos Jogos de 1976 e nos Jogos de 1992. Polônia também participou sete vezes da Copa do Mundo FIFA (1938, 1974, 1978, 1982, 1986, 2002, 2006) e conseguiu muito sucesso, ficando em terceiro na Copa do Mundo FIFA de 1974, na Alemanha e na 1982, na espanha. A seleção sub-21 também terminou em terceiro na Campeonato Mundial de Futebol Sub-20 de 1983, e quarto na Campeonato Mundial de Futebol Sub-20 de 1979.
A Polônia foi sede da Euro 2012 juntamente com a Ucrânia. Foi o primeiro grande evento de futebol sediado na Polônia.[1]
Na Polônia, há muitos anos é realizado o Campeonato Polonês de Rally (Rajdowe samochodowe Mistrzostwa Polski), com eventos desde 1928. O Rali da Polónia (Rajd Polski) é o segundo rali mais antigo do mundo, depois do famoso clássico Rali de Monte Carlo, mas desde 2007, não faz mais parte do WRC.
É uma das seleções de média força na Europa, por isso, ainda não conseguiu se classificar para a Copa do Mundo de Rugby. Atualmente, se encontra na 35ª posição no ranking da IRB.[2]
Speedway é um dos esportes mais populares na Polônia. A Extraleague maior evento do esporte na Polônia. As primeiras corridas foram realizadas na Polónia em 1930.[3]
O Speedway na Polônia rege-se pela Comissão Principal de Speedway Sport (Główna Komisja Sportu Żużlowego, GKSŻ), que é uma afiliada da União de Automobilismo Polonês (Polski Związek Motorowy, PZM). PZM é um membro da Federação Internacional de Motociclismo (FIM) e da Union Européenne de Motociclismo (UEM).
As duas são umas das mais fortes equipes do mundo. Eles atingiram os seus melhores resultados na década de 1970, com conquista das medalhas de ouro no Campeonato Mundial de Voleibol de 1974 e nos Jogos Olímpicos de Montreal em 1976. Ganharam também cinco medalhas de prata consecutivas no Campeonato Europeu de Vôlei, entre 1975 e 1983. O seu mais recente sucesso é uma medalha de prata ganha no Campeonato Mundial de 2006, depois de perder a final para o Brasil.