Estação George V

Por que Estação George V é tão importante hoje em dia? Estação George V captou a atenção de milhões de pessoas em todo o mundo, gerando polêmica e debate em todas as áreas. Desde o seu surgimento, Estação George V tem sido objeto de análise e discussão em diversos campos, desde a ciência e tecnologia até a política e a cultura popular. Neste artigo exploraremos o impacto que Estação George V teve na sociedade atual e como a sua presença moldou a forma como pensamos e agimos. Adicionalmente, examinaremos a relevância de Estação George V num mundo em constante mudança e como a sua influência continua a ser perceptível no nosso dia a dia.

George V
Estação George V
Uso atual Estação de metropolitano
Administração RATP Metropolitano de Paris
Linhas Linha 1
Código 1808
Tipo de estação Subterrânea
Plataforma 2
Informações históricas
Nome antigo Alma
Inauguração 13 de agosto de 1900
Localização
Localização 101, Avenue des Champs-Élysées x 118, Avenue des Champs-Élysées
Próxima estação
Sentido La Défense
Sentido Château de Vincennes
George V

George V é uma estação da linha 1 do Metrô de Paris, localizada no limite do quartier des Champs-Élysées e do quartier du Faubourg-du-Roule, no 8.º arrondissement de Paris.

Localização

A estação se situa na Avenue des Champs-Élysées, na saída da Avenue George-V.

História

A estação foi inaugurada em 13 de agosto de 1900 com seu primeiro nome Alma. Ele leva o seu nome atual, em 27 de maio de 1920 que vem da avenue George-V situada nas imediações, do nome do rei da Inglaterra (1865-1936).

Em 21 de novembro de 2003, para comemorar a visita de George W. Bush no palácio de Buckingham, "admiradores" renomearam a estação George W - Souverain de Grande-Bretagne por meio de adesivos.[1]

No âmbito da automatização da linha 1, as plataformas da estação George V foram reforçadas de 29 de outubro a 2 de novembro de 2008.[2]

Em 2012, 6 372 174 passageiros entraram nesta estação.[3] Ela viu entrar 6 302 761 passageiros em 2013, o que a coloca na 54ª posição das estações de metrô por sua frequência.[4]

Serviços aos Passageiros

Acessos

A estação tem dois acessos que levam a ambos os lados da Avenue des Champs-Élysées:

  • o acesso 1 "Champs-Élysées", constituído por uma escada fixa ornada com uma balaustrada de pedra de Joseph Cassien-Bernard, situada à direita do n° 118;
  • o acesso 2 "avenue George-V", constituído por uma escada fixa acoplada a uma escada rolante ascendente, situada em frente ao n° 101, entre a avenue George-V e a rue de Bassano.

Plataformas

George V é uma estação de configuração padrão: ela possui duas plataformas separadas pelas vias do metrô e a abóbada é elíptica.

Intermodalidade

A estação é servida pela linha 73 da rede de ônibus RATP e, à noite, pelas linhas N11 e N24 rede de ônibus Noctilien.

Pontos turísticos

Ver também

Referências

  1. Imagens dos painéis da estação portando a inscrição George W - Souverain de Grande-Bretagne, em urban-resources.net. Consultado em 1 de junho de 2013.
  2. Ligne 1 - un projet d'avenir Arquivado em 19 de dezembro de 2013, no Wayback Machine., em ratp.fr. Consultado em 1 de junho de 2013.
  3. Entradas anuais provenientes de fora da estação (vias públicas, correspondências de ônibus, rede SNCF, etc.), no site data.ratp.fr. Consultado em 19 de dezembro de 2013.
  4. Tráfego anual de entradas por estação (2013) Arquivado em 8 de março de 2013, no Wayback Machine., no site data.ratp.fr, consultado em 31 de agosto de 2014.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Estação George V