Estournelles de Constant

Neste artigo, o tema Estournelles de Constant será abordado sob diferentes perspectivas, com o objetivo de aprofundar a sua importância e relevância na sociedade atual. Estournelles de Constant tem sido objeto de interesse e debate em diversas áreas do conhecimento, e sua influência se faz sentir em diversos aspectos do cotidiano. Ao longo do artigo serão examinadas diversas pesquisas e depoimentos que lançarão luz sobre Estournelles de Constant, proporcionando ao leitor uma compreensão mais ampla e detalhada deste tema. Além disso, serão analisadas diferentes abordagens e opiniões sobre Estournelles de Constant, de forma a enriquecer o panorama e apresentar uma visão global do seu alcance e impacto.

Estournelles de Constant Medalha Nobel
Estournelles de Constant
Nascimento 22 de novembro de 1852
La Flèche
Morte 15 de maio de 1924 (71 anos)
Paris
Sepultamento cemitério do Père-Lachaise
Nacionalidade Francês
Cidadania França
Irmão(ã)(s) Jean d'Estournelles de Constant
Alma mater
Ocupação político, diplomata, ensaísta
Distinções Nobel da Paz (1909)
Campo(s) Política
Título barão

Paul Henri Benjamin Balluet d'Estournelles, Barão de Constant de Rebecque (La Flèche, 22 de novembro de 1852Paris, 15 de maio de 1924) foi um diplomata, pacifista e político francês.

Foi fundador e presidente do Grupo Parlamentar Francês para a Livre Arbitragem e fundador do Comitê para a Defesa dos Interesses Nacionais e Conciliação Internacional.

Recebeu o Nobel da Paz de 1909, juntamente com o belga Auguste Beernaert.

Bibliografia

  • Laurent Barcelo, « L'Engagement européen de P. d'Estournelles de Constant (1852-1924). Un sarthois Prix Nobel de la Paix », in Revue Historique et Archéologique du Maine, Le Mans, 2000, 3° série T. 20, tome CLI de la Collection, p.45-60 (ill.).
  • Laurent Barcelo, « Paul d'Estournelles de Constant : L'expression d'une idée européenne », L'Harmattan, 1995.
  • Paul d'Estournelles de Constant, « Le Péril prochain ; l'Europe et ses rivaux », in Revue des Deux Mondes, avril 1896.

Ligações externas


Precedido por
Klas Pontus Arnoldson e Fredrik Bajer
Nobel da Paz
1909
com Auguste Marie François Beernaert
Sucedido por
Gabinete Internacional Permanente para a Paz