Eutócio de Ascalão

Hoje, Eutócio de Ascalão é um problema muito relevante que afeta um grande número de pessoas ao redor do mundo. Com o aumento da globalização e da interligação, Eutócio de Ascalão tornou-se um tema de interesse geral que não deixa ninguém indiferente. Desde o seu impacto na sociedade até às suas consequências a nível pessoal, Eutócio de Ascalão gerou um amplo debate e despertou o interesse tanto de especialistas como de cidadãos. Neste artigo, examinaremos diferentes aspectos de Eutócio de Ascalão e exploraremos suas implicações em diferentes contextos.

Eutócio de Ascalão (ca. 480 - ca. 540) foi um matemático grego que escreveu comentários sobre vários tratados de Arquimedes e sobre a "Cônica" de Apolônio.

Vida e trabalho

pouco é conhecido sobre a vida de Eutócio. Escreveu comentários sobre Apolônio e sobre Arquimedes. Os trabalhos de Eutócio que sobreviveram são:

  • Um Comentário sobre os primeiros quatro livros da "Cônica" de Apolônio;
  • Comentários sobre:
    • a Esfera e Cilindro de Arquimedes;
    • a Quadratura do Círculo de Arquimedes;
    • os Dois Livros sobre Equilíbrio de Arquimedes.

Historiadores devem muito do seu conhecimento da solução de Arquimedes de um cúbico por meios de interseção cônica, aludindo a A Esfera e o Cilindro, de Eutócio e seus comentários. Eutócio dedicou seu comentário sobre a "Cônica" de Apolônio a Antêmio de Trales, também um matemático e arquiteto da Basílica de Santa Sofia.[1]

Referências

  1. Boyer, p. 193. "Eutócio (nascido em ca. 480), comentou sobre vários tratados de Arquimedes e sobre a "Cônica" de Apolônio. É a Eutócio que devemos a solução de Arquimedes de um cúbico por meios de interseção cônica, referido em A Esfera e o Cilindro mas não de outro modo existente, exceto pelo comentário de Eutócio. O comentário feito por Eutócio em Cônica de Apolônio foi dedicado a Antêmio de Trales (t534), um matemático capaz e arquiteto de Santa Sofia de Constantinopla."

Fontes

Ligações externas