Fíbula

A fíbula da perna direita (esq. na imagem) ao lado da tíbia.

A fíbula ou perónio (português europeu) ou perônio (português brasileiro) é um osso longo da perna no corpo humano. Possui predominância na largura e na espessura, sendo maior que a Tíbia. É dividida morfologicamente em cabeça, corpo e maléolo lateral.

Descrição

Anteriormente nomeada de perônio, a fíbula situa-se póstero-lateralmente à tíbia e serve principalmente para descarga de peso. A fíbula articula-se com dois ossos: tíbia e tálus. Articula-se proximalmente com a tíbia e distalmente com a tíbia e o tálus. Une-se à tíbia por uma membrana fibrosa, chamada de membrana interóssea, ligando e dando suporte para alguns músculos. A fíbula aloja, posteriormente e superiormente, a origem do músculo sóleo - juntamente com a tíbia - face medial do músculo tibial posterior, e individualmente, na sua face anterior, abriga o músculo extensor longo dos dedos, extensor longo do hálux e músculo fibular. Em sua porção ântero-lateral, aloja os músculos fibular longo e fibular curto, e em sua face posterior, é encontrado o músculo flexor longo do hálux. Na cabeça da fíbula, é encontrada a inserção de um ligamento do joelho, chamado ligamento colateral fibular, e inserção do tendão do músculo bíceps femoral. Apesar de estar ligada à articulação do joelho, não participa dos movimentos do mesmo.

Em suas extremidades, a fíbula articula-se com a tíbia através de uma estrutura chamada de sindesmose. São elas: articulação tíbio fibular proximal e tíbio fibular distal. Sindesmose é uma articulação fibrosa ligada por fibras de colágeno que dão total estabilidade nessa região, não permitindo movimento. O único movimento que acontece nessas articulações é um movimento de separação e elevação.

Principais acidentes ósseos

Epífise proximal Epífise distal Corpo (diáfise)

Referências

  1. «Fíbula». Kenhub. Consultado em 7 de abril de 2022 
  2. a b «Resumo da anatomia da tíbia e fíbula (completo) - Sanar Medicina». Sanar | Medicina. Consultado em 7 de abril de 2022