Neste artigo exploraremos o tema Federação Sergipana de Futebol a partir de uma perspectiva multidimensional, analisando suas implicações em diferentes contextos e sua relevância hoje. Iremos aprofundar-nos nas suas origens, evolução e impacto na sociedade, bem como nos desafios e oportunidades que apresenta. Através de uma análise detalhada, procuraremos desvendar as diferentes facetas de Federação Sergipana de Futebol e a sua influência em diversas áreas, de forma a fornecer uma visão abrangente que nos permita compreender a sua complexidade e abrangência. Dos seus aspectos históricos às suas projeções futuras, este artigo pretende oferecer uma visão abrangente e enriquecedora de Federação Sergipana de Futebol, convidando o leitor a refletir e questionar a sua própria percepção sobre este tema.
A Federação Sergipana de Futebol é a entidade que controla o esporte no Estado de Sergipe e representa os clubes sergipanos na CBF. É presidida por Milton Dantas.
História
A Federação Sergipana de Futebol, fundada em 10 de novembro de 1926, com a denominação de Liga Sergipana de Esportes Atléticos. A partir de 10 de novembro de 1941 denominada Federação Sergipana de Desportos, e por decisão da Assembleia Geral Extraordinária realizada em 20 de janeiro de 1976 transformada em entidade especializada, e que nos termos do inciso I do Artigo 217, da Constituição Federal, sociedade civil de direito privado, de caráter desportivo, com personalidade jurídica e patrimônios próprios com Sede e Foro na Cidade de Aracaju, Capital do Estado de Sergipe, e reger-se-á com base no que dispõem os Artigos de 20 a 23 do Código Civil Brasileiro e nas disposições contidas no presente Estatuto e nas disposições legais emanadas da Confederação Brasileira de Futebol – CBF – e da Federation International de Football Association – FIFA.[1]
Fim da era Carivaldo
A eleição de Milton Dantas coloca um ponto final em uma jornada que completará 26 anos. Desde 1990 Carivaldo de Souza preside a entidade. No pleito anterior, ele havia prometido que seria o último mandato, mas na reta final Carivaldo chegou a cogitar a possibilidade de uma reeleição, porém, sem apoio e bastante pressionado, resolveu abrir mão da disputa e endossar a candidatura de seu atual vice. O mandato de Miltinho, como também é conhecido, vai até o dia 12 de janeiro de 2024.[2]
Membros Fundadores
Membros Fundadores da Federação Sergipana de Futebol listados por ordem de fundação:
Em "( )", estão os clubes licenciados ou extintos que disputaram uma ou mais edições do Sergipão Série A1 e Série A2, em parênteses o ano que atuou pela primeira vez, mas não se concretiza como data de fundação.