Federico Faggin

Hoje em dia, Federico Faggin se tornou um tema de interesse para muitas pessoas ao redor do mundo. Do seu impacto na sociedade às suas implicações na ciência e tecnologia, Federico Faggin tem captado a atenção de académicos, investigadores e profissionais de diversas áreas. À medida que continuamos a explorar as dimensões de Federico Faggin, encontramos infinitas possibilidades e desafios que nos convidam a refletir sobre a sua importância no nosso dia a dia. Neste artigo, examinaremos mais de perto Federico Faggin e seu impacto em nosso dia a dia, bem como as oportunidades que oferece para o futuro.

Federico Faggin
Federico Faggin
Nascimento 1 de dezembro de 1941 (83 anos)
Vicenza
Residência Estados Unidos
Nacionalidade italiano, norte-americano
Cidadania Reino de Itália, Itália
Alma mater
Ocupação físico, inventor, cientista de computação, engenheiro eletrotécnico, empresário, engenheiro, empreendedor
Distinções Prêmio W. Wallace McDowell (1994), National Inventors Hall of Fame (1996), Prêmio Kyoto (1997), Medalha Nacional de Tecnologia e Inovação (2009), Prêmio Enrico Fermi (2014)
Empregador(a) Fairchild Semiconductor, Intel, Zilog, Synaptics, Foveon

Federico Faggin (Vicenza, 1 de dezembro de 1941) é um físico e engenheiro eletricista italiano naturalizado americano.

Responsável pelo projeto do primeiro microprocessador e por liderar o projeto do processador Intel 4004, além de ser responsável por sua promoção e comercialização. Além disso, liderou a equipe de projetos e os esforços da Intel durante os primeiros cinco anos da indústria de microprocessadores. Em seguida, fundou a Zilog, sendo diretor executivo (CEO) durante os cinco anos seguintes.

Ligações externas