Hoje em dia, Fim de semana se tornou um tema recorrente em nossas conversas diárias. Seja no local de trabalho, na política, na cultura popular ou nas nossas relações pessoais, Fim de semana está presente de uma forma ou de outra. No entanto, apesar de sua onipresença, ainda existem muitas dúvidas e questionamentos em torno de Fim de semana. Neste artigo exploraremos em profundidade os diferentes aspectos de Fim de semana, desde a sua origem e evolução até ao seu impacto na sociedade actual. Através de um olhar crítico e reflexivo, buscaremos entender melhor o que realmente é Fim de semana e como ela influencia nossas vidas.
O fim de semana (pré-AO 1990: fim-de-semana) é a parte da semana que compreende o sábado e o domingo. Nos fins de semana a maioria dos assalariados não trabalha e a maior parte das empresas não está em atividade, excetuando-se, principalmente, o comércio e atividades recreativas e de lazer. Escolas também têm funcionamento diferenciado nos fins de semana, acontecendo apenas eventos esporádicos marcados pelos professores.
Também sóem concentrar suas atividades nos fins de semana os serviços de religiosos. De facto, nos países cristãos, o domingo e o sábado são os dias tradicionais de frequentar missas ou cultos. Em países não-cristãos, como aqueles de maioria muçulmana ou judaica, o fim de semana pode se desenvolver em outros intervalos, como de quinta a sexta-feira ou de sexta-feira a sábado.