Fitzwilliam Darcy

Hoje, Fitzwilliam Darcy é um tema de grande relevância e interesse para muitas pessoas ao redor do mundo. Desde a sua origem histórica até ao seu impacto na sociedade atual, Fitzwilliam Darcy captou a atenção tanto dos especialistas como da população em geral. À medida que nos aprofundamos neste tema, descobrimos a complexidade e a diversidade de perspectivas que o rodeiam. Neste artigo, exploraremos as diferentes facetas de Fitzwilliam Darcy e analisaremos sua influência em vários aspectos da vida diária. Das suas origens à evolução atual, Fitzwilliam Darcy deixou uma marca significativa na história e continua a gerar debates e reflexões na sociedade moderna.

Fitzwilliam Darcy, geralmente chamado de Mr Darcy, é o personagem masculino principal da obra fictícia Orgulho e Preconceito, escrita por Jane Austen.[1] Um dos personagens masculinos mais conhecidos no mundo.

Ele é socialmente reservado, seu decoro e retidão morais são vistos por muitos como um excessivo orgulho devido ao seu estatuto social. Causa uma impressão de uma pessoa fechada, estando sempre calado à volta de estranhos, mas é muito valorizado pelos que o conhecem na intimidade. Desprezou Elizabeth Bennet, aquela que mais tarde amaria ardentemente, num baile dado em honra do seu melhor amigo, o sr. Bingley, por ela ser de um estatuto social diferente. Darcy com o passar do tempo começa-se a apaixonar por Elizabeth, passando por cima de tudo que acredita. Pediu-a assim em casamento, todavia foi rejeitado devido às decisões que tomou sobre o Sr. Wickham e o casal Jane e Sr. Bingley. Mais tarde pediu novamente Lizzy em casamento e desta vez ela aceitou, pois Darcy mudou a sua personalidade significamente.

Foi interpretado pelo ator Colin Firth na série da BBC canal britânico inspirada na história homônima. Na última edição para cinema em 2005 foi interpretado pelo ator Matthew Macfadyen.

Referências

  1. «Fitzwilliam Darcy». Encyclopædia Britannica Online (em inglês). Consultado em 22 de novembro de 2019