Floresta Negra

No artigo de hoje vamos explorar o fascinante mundo de Floresta Negra. Desde sua origem até sua evolução hoje, Floresta Negra tem sido um tema de interesse para muitas pessoas em diferentes áreas. Através deste artigo, mergulharemos na história e na importância de Floresta Negra, bem como em suas implicações na sociedade moderna. Ao longo do tempo, Floresta Negra tem captado a atenção de investigadores, académicos, profissionais e entusiastas, e a sua relevância continua a crescer no mundo contemporâneo. Além disso, examinaremos como Floresta Negra influenciou vários aspectos da vida cotidiana e como seu impacto permanece significativo até hoje. Prepare-se para embarcar em uma viagem fascinante sobre Floresta Negra e descobrir tudo o que este tema tem a oferecer.

 Nota: Este artigo é sobre a região na Alemanha. Para o confeito, veja Bolo Floresta Negra. Para o filme com Sigourney Weaver, veja Snow White: A Tale of Terror.

Região sul da Floresta Negra.
Localização da Floresta Negra na Alemanha

A Floresta Negra (em alemão: der Schwarzwald) é uma cordilheira do sudoeste da Alemanha, no estado (Land) de Baden-Württemberg, coberta por uma floresta boreal.[1][2][3] Ela é separada pelo vale do Reno do maciço dos Vosges, de que retoma a forma triangular e o tipo de relevo, mais elevado ao sul. O ponto culminante é o Feldberg, que atinge 1493 metros.

Região bastante irrigada, a Floresta Negra é atravessada pela linha divisória de águas entre o oceano Atlântico e o Mar Negro. O rio Reno contorna o maciço pelo sul e depois pelo oeste, recebendo como afluentes o Kinzig, o Murg e, somente em Mannheim, o rio Neckar, que atravessa o maciço em direção do norte com seus afluentes, o Enz e o Nagold. O rio Danúbio resulta da confluência do Breg e do Brigach e se dirige ao leste.

A Floresta Negra se classifica como uma Floresta Boreal.

Recursos naturais

A economia se concentra principalmente nos vales. A vida agrícola a associa à criação de gado e à cultura de cereais. A indústria trabalha principalmente com a madeira dos inúmeros pinheiros. A indústria têxtil e a relojoaria cedem lugar ao turismo. As fontes termais já eram conhecidas pelos romanos. As principais cidades da Floresta Negra são Friburgo em Brisgóvia, Lörrach, Baden-Baden, Villingen-Schwenningen, Titisee-Neustadt e Furtwangen.

Referências

  1. «guia-alemanha.com». www.guia-alemanha.com. Consultado em 8 de junho de 2019 
  2. Welle (www.dw.com), Deutsche. «Roteiro de três dias na Floresta Negra | DW | 09.08.2018». DW.COM. Consultado em 8 de junho de 2019 
  3. Mundo, Mapa do (16 de julho de 2018). «8 pontos turísticos da Alemanha (e muitas dicas para a viagem)». Mapa do Mundo. Consultado em 8 de junho de 2019 

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Floresta Negra