Neste artigo abordaremos Fototransístor por diversos ângulos, com o objetivo de fornecer uma visão ampla e detalhada sobre o tema. Fototransístor é um tema de grande relevância na atualidade, pois impacta diversos aspectos da sociedade, da economia, da política, da cultura e do dia a dia das pessoas. Através de uma análise rigorosa e aprofundada, exploraremos as diferentes facetas de Fototransístor, examinando as suas implicações, desafios e oportunidades. Através deste artigo, pretendemos oferecer ao leitor uma perspectiva abrangente e enriquecedora que lhe permita compreender melhor a importância e o alcance de Fototransístor no mundo contemporâneo.
Este artigo não cita fontes confiáveis. (Novembro de 2015) |
Um fototransistor é um transistor bipolar encapado em uma capa transparente que permite que luz possa atingir a base coletora da junção. O fototransistor funciona de maneira similar a um fotodiodo, apresentando uma sensitividade muito maior à luz, pois os elétrons gerados pelos fótons na junção da base-coletora são aplicados na base do transistor, e sua corrente é então amplificada pela operação do transistor. O fototransistor apresenta um tempo de resposta maior do que o fotodiodo. São utilizados dentro de acopladores ópticos, junto a um diodo emissor de luz infravermelha. O fototransistor opera de modo parecido com um fotodiodo, pois apresenta maior sensitividade em relação à luz, na medida em que os elétrons produzidos pelos fótons na base-coletora são justapostos na base do transistor.
Os modelos de transistores bipolares são uma das formas mais utilizadas de componentes eletrônicos semicondutores. Geralmente constituídos por um coletor, emissor e seções de base, um transistor regular permanecerá inativo até que ele recebe um pulso elétrico apropriado na sua entrada base. Esta entrada comuta o transistor e permite um fluxo de corrente através da seção de coletor / emissor do componente. A forma como o transistor eletrônico conduz ou transmite esta corrente varia conforme o tamanho ou a amplitude da base. Um tipo de fototransistor funciona exatamente da mesma maneira, a não ser que dependa de luz incidente sobre a base para ativá-lo.
O símbolo do fototransistor é semelhante ao do transistor comum. A única diferença é que as duas setas mostram a luz incidente na base do fototransistor.
Considere que o transistor convencional está tendo a base do terminal aberto em circuito. A corrente de fuga da base do coletor atua como uma corrente de base ICBO.
EuC = βIB + (1 + B) ICBO
Como a corrente de base euB = 0, age como um circuito aberto. E a corrente do coletor se torna.
EuC = (1 + B) euCBO
As equações acima mostram que a corrente do coletor é diretamente proporcional à corrente de corrente de fuga de base, ou seja, o IC aumenta com os aumentos da região de base do coletor.
manuntencaoesuprementos.com.br