François Mackandal

No mundo atual, François Mackandal tornou-se um tema de grande relevância e interesse para um grande número de pessoas. Desde o seu impacto na sociedade até à sua influência na cultura popular, François Mackandal captou a atenção de milhões de indivíduos em todo o mundo. Seja através de estudos, debates ou simplesmente conversas cotidianas, François Mackandal tem comprovado sua importância no nosso dia a dia. Neste artigo exploraremos em profundidade as diferentes facetas de François Mackandal, desde as suas origens até à sua evolução hoje, com o objetivo de lançar luz sobre este tema fascinante e relevante.

François Mackandal
François Mackandal
Макандаль на монете в 20 гурдов 1968 года
Nascimento 5 de maio de 1702
Senegal
Morte 20 de janeiro de 1758
Borgne
Cidadania São Domingos
Ocupação Hungã
Causa da morte morte na fogueira

François Mackandal (falecido em 1758) foi um líder do Maroon Haitiano em Saint-Domingue. Ele era um africano que é por vezes descrito como sacerdote vodu haitiano, ou hungã. Algumas fontes descrevem-no como um muçulmano, levando alguns pesquisadores a especular que ele era de Senegal, Mali, ou Guiné. No entanto, ele não era nem cristão, nem muçulmano. A associação de Mackandal com "magia negra" parece ser uma consequência de seu uso de veneno, derivados de plantas naturais.[1]

O escravo Mackandal, um hungã conhecedor de venenos, organizou uma ampla trama para envenenar os mestres, seus suprimentos de água e animais. O movimento espalhou o terror entre os grandes proprietários de escravos e matou centenas antes do segredo de Mackandal foi torturado como um escravo.

Traído por um dos seus, foi capturado e queimado vivo em 1758 na praça pública de Cap-Français, atual Cap-Haïtien.

O escritor cubano Alejo Carpentier retrata a figura legendária de Mackandal em um de seus romances, "O Reino deste Mundo"(1949), no qual identifica-se o "real maravilhoso" do escritor.

Referências

  1. «Mackandal, un esclavo emblema de la libertad - Diario Hoy En la noticia». diariohoy.net (em espanhol). Consultado em 7 de março de 2023