Francesca di Foix

Hoje queremos abordar um tema que ganhou grande relevância nos últimos anos. Francesca di Foix é um assunto que tem chamado a atenção da sociedade em geral, pois impacta o nosso dia a dia de diversas maneiras. É importante compreender bem este tema, uma vez que a sua influência vai desde o nível pessoal até ao global. Ao longo deste artigo iremos explorar diferentes aspectos relacionados com Francesca di Foix, analisando o seu impacto em diferentes contextos e oferecendo uma visão abrangente da sua importância hoje. Temos certeza de que as informações que você encontrará a seguir serão muito úteis para você compreender a relevância e o alcance de Francesca di Foix em nossa sociedade.

Francesca di Foix
Idioma original Italiano
Compositor Gaetano Donizetti
Libretista Domenico Gilardoni
Número de atos 1
Ano de estreia 1831
Local de estreia Teatro San Carlo, Nápoles

Francesca di Foix é um melodramma giocoso ou ópera em um ato, composta por Gaetano Donizetti (1831) de um libreto por Domenico Gilardoni, baseada em Françoise de Foix, por Jean-Nicolas Bouilly e Emmanuel Mercier-Dupaty.

Foi estreada em 30 de maio de 1831 no Teatro San Carlo, em Nápoles.

Raramente representada hoje, a ópera é conhecida, sobretudo, por ter fornecido segmentos para as outras óperas de Donizetti, inclusive para Ugo, conte di Parigi, L'elisir d'amore e Gabriella di Vergy, embora uma gravação completa exista no álbum Opera Rara.

Personagens

Personagem Tipo de voz
Francesca soprano
Rei barítono
Edmondo contralto
Conde baixo
Duque tenor
Guerreiros, damas de honra, camponeses

Ligações externas

Referências