Francisco Grimaldi

Hoje entramos num mundo fascinante, que nos dá a oportunidade de explorar e descobrir Francisco Grimaldi a partir de uma perspectiva completamente nova. Francisco Grimaldi é um tema que tem chamado a atenção de milhões de pessoas em todo o mundo, seja pela sua relevância histórica, cultural ou científica. Ao longo deste artigo, mergulharemos profundamente em Francisco Grimaldi, explorando suas origens, seu impacto na sociedade atual e possíveis implicações para o futuro. Junte-se a nós nesta jornada de descoberta e aprendizado, enquanto desvendamos os mistérios e maravilhas que Francisco Grimaldi tem reservado para nós.

Francisco Grimaldi
Senhor do Mónaco
Francisco Grimaldi
Francisco Grimaldi apelidado de "Malizia", em uma parede da rua Comte Félix Castaldi, Mônaco.
Consorte de Aurelia del Carretto
Antecessor(a) nenhum
Sucessor(a) Rainier I
Dados pessoais
Nascimento c.1275
Génova, Itália
Morte 1309
Monaco-Ville, Mónaco
Pai Guglielmo Grimaldi
Mãe Giacobina Grimaldi

Francisco Grimaldi (em francês: François), chamado de il Malizia ("o esperto"), foi um genovês líder dos Guelfos e Gibelinos que capturaram o rochedo do Mónaco na noite de 8 de janeiro de 1297.[1][2]

Vestido como um frade da Ordem de São Francisco e com uma espada escondida no hábito religioso, Francisco foi recebido nos portões da Fortaleza do Mónaco e a dominou com seu primo Rainier I, Senhor de Cagnes, e um grupo de homens atrás deles. Este evento é comemorado no brasão de armas de Mónaco, onde dois frades com espadas seguram o brasão.[2] Ele controlou a cidadela do Mónaco por quatro anos antes de ser expulso.

Os descendentes de seu primo, a Dinastia de Grimaldi, ainda governam o Mónaco nos dias de hoje,[1] com Alberto II sendo o chefe da casa dos Grimaldi. Mais de cem anos após o golpe, os Grimaldis compraram o Mónaco à Coroa de Aragão em 1419, e tornaram-se os governantes oficiais e indiscutíveis do "Rochedo do Mónaco".

Ver também

Notas

  1. Francisco Grimaldi é frequentemente citado como o primeiro reinante do principado, porém ele foi apenas um líder do grupo que aumentou a Fortaleza de Mônaco em 8 de janeiro de 1297. O primo de Francisco Rainério I, Senhor de Cagnes, foi, de fato, o primeiro soberano Grimaldi reinante da área atualmente conhecida como Mônaco. Seu sucessor Carlos I, que retomou a Fortaleza depois de trinta anos de domínio genovês, foi verdadeiramente o primeiro Senhor de Mônaco e é amplamente considerado o fundador da dinastia.

Referências

  1. a b «1297: Grimaldi conquista Mônaco». Deutsche Welle. 8 de janeiro de 2020. Consultado em 14 de janeiro de 2020 
  2. a b «Ardil deu início à soberania dos Grimaldi». www1.folha.uol.com.br. Folha de S.Paulo. 28 de julho de 1997. Consultado em 14 de janeiro de 2020 

Precedido por
-
Príncipe de Mônaco
1297
Sucedido por
Rainério I