No mundo de hoje, Frederick Wilfrid Lancaster tornou-se um tema de grande relevância e interesse para um amplo espectro da sociedade. Seja pelo seu impacto na política, na economia, na cultura ou na sociedade em geral, Frederick Wilfrid Lancaster conseguiu captar a atenção de milhões de pessoas em todo o mundo. Neste artigo exploraremos detalhadamente as diferentes dimensões de Frederick Wilfrid Lancaster, desde a sua origem histórica até às suas implicações atuais, com o objetivo de fornecer uma visão abrangente e enriquecedora deste tema tão relevante nos dias de hoje.
Frederick Wilfrid Lancaster (4 de Setembro de 1933 – 25 de agosto de 2013), foi um pesquisador de Biblioteconomia e Ciência da Informação britânico radicado nos Estados Unidos, professor emérito da Escola de Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação da Universidade de Illinois. Seus principais temas de pesquisa estão relacionados à Recuperação da informação, com ênfase para a indexação.
Nasceu[1] em Durham, Inglaterra, se graduou e iniciou sua carreira na Biblioteconomia em 1955 em Newcastle, Inglaterra[2]. Em 1959 imigrou para os EUA, passando a viver em Akron, Ohio, onde se tornou Bibliotecário Sênior da Akron Public Library. No ano de 1962 retornou à Inglaterra para dedicar-se à pesquisa na ASLIB (Association of Special Libraries and Information Bureaux) em Londres, retornando aos EUA em 1964. Neste ano iniciou suas atividades junto à MEDLARS (Biblioteca Nacional de Medicina)[1]. Tornou-se professor associado da Escola de Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação da Universidade de Illinois em 1970, universidade na qual trabalhou até sua aposentadoria em 1992, tendo sido agraciado com o título de Professor Emérito. Foi também editor do periódico Library Trends. Faleceu em Urbana, Illinois, em 25 de Agosto de 2013.
Por seu trabalho acadêmico recebeu os prêmios: