Fronteira da Mésia

Hoje em dia, Fronteira da Mésia é um assunto que está na boca de todo mundo. Seja pela sua relevância na sociedade atual, pelo seu impacto na economia ou pela sua influência na cultura, Fronteira da Mésia tem captado a atenção de um grande número de pessoas em todo o mundo. Desde as suas origens até à sua evolução hoje, Fronteira da Mésia tem desempenhado um papel fundamental em vários aspectos da vida quotidiana. Neste artigo, exploraremos em profundidade o que é Fronteira da Mésia, suas diferentes ramificações e sua importância no mundo de hoje. Através de análises detalhadas, esperamos lançar luz sobre este tema tão relevante e fornecer uma visão mais completa de Fronteira da Mésia para nossos leitores.

O sistema de defesas ao longo do Danúbio

Fronteira da Mésia (em latim: Limes Moesiae) é o termo moderno dado a uma coleção de fortificações romanas entre a costa do mar Negro e a Panônia, na atual Hungria, consistindo principalmente de fortes ao longo do Danúbio (a chamada fronteira do Danúbio) para proteger as províncias romanas de Mésia Superior e Inferior ao sul do rio. Além disso, o termo pode ser usado para incluir muitas outras linhas de defesa vinculadas que foram estabelecidas na região em diferentes períodos e posteriormente abandonadas em favor de outras, dependendo da situação militar.

Referências

  1. Galimberti 2016, p. 98.

Bibliografia

  • Galimberti, Alessandro (2016). «The Emperor Domitian». A Companion to the Flavian Age of Imperial Rome. Maldém, Massachussetes: Wiley Blackwell