Este artigo abordará o tema Função trabalho, que é de grande relevância e atualidade na área _var2. Será analisado o seu impacto na sociedade, bem como as suas implicações na _var3. Além disso, serão consideradas diferentes perspectivas e abordagens relacionadas a Função trabalho, com o objetivo de fornecer uma visão abrangente e completa sobre este tema. Ao revisar informações atualizadas e contrastadas, pretende-se oferecer ao leitor uma visão clara e objetiva de Função trabalho, bem como das possíveis consequências que seu desenvolvimento pode gerar no futuro.
A função trabalho (Φ) é definida como a diferença entre as energias de vácuo EV e de Fermi EF para um sistema.
A função trabalho localiza o estado com energia de vácuo em relação ao estado com a energia de Fermi para a amostra em análise. Corresponde à energia necessária para se remover um elétron da amostra (geralmente um sólido), colocando-o ao nível de vácuo. É uma medida da barreira de potencial que os elétrons devem vencer para abandonarem o material e tem, por isto, participação importante no processo de emissão eletrônica, a citar nos processos de fotoemissão como de termoemissão [1].
A função trabalho tem papel importante na física do estado sólido e em técnicas de análise como a espectroscopia de fotoelétrons excitados por raios X. [1]