Neste artigo, mergulharemos no fascinante mundo de Função indicadora, explorando suas muitas facetas e seu impacto em diferentes aspectos da vida. Da sua influência na história à sua relevância hoje, Função indicadora deixou uma marca indelével na sociedade e continua a gerar debate e reflexão. Nesta linha analisaremos a sua evolução ao longo do tempo, a sua ligação com outros elementos relevantes e as experiências de quem foi tocado pela sua presença. Prepare-se para embarcar em uma jornada de descoberta e aprendizado sobre Função indicadora, uma entidade que chamou a atenção de pessoas de todas as idades e origens.
Na matemática, a função indicadora de um conjunto é a função que indica se o elemento pertence ao conjunto, assumindo neste caso o valor 1, e 0 em caso contrário. Em algumas áreas da matemática, também é chamada de função característica.
A função indicadora de um conjunto A é denotada por , ), ou . A letra grega χ é usada por ser a letra inicial da palavra grega que corresponde a característica.
Formalmente, a função indicadora de um conjunto A é a função:
definida por [1]
Os colchetes de Iverson permitem a notação compacta .