Gômer (filho de Jafé)

No mundo de hoje, Gômer (filho de Jafé) é um tema que ocupa um lugar central nas conversas e debates da sociedade. Seja em termos de impacto social, económico, político ou cultural, Gômer (filho de Jafé) captou a atenção de pessoas de todas as idades e estilos de vida. A relevância e importância de Gômer (filho de Jafé) estende-se globalmente e a sua influência é sentida em diferentes áreas da vida quotidiana. Neste artigo exploraremos as diferentes facetas e perspectivas que envolvem Gômer (filho de Jafé), com o objetivo de compreender profundamente o seu alcance e as suas implicações para o presente e o futuro.

 Nota: Para outros significados, veja Gomer.

Gômer ou Gomer, de acordo com a Bíblia (Gên. 10:2), foi filho de Jafé, filho de Noé. No original hebraico גמר, Gomer provavelmente significa "completo".[por quem?] Os filhos de Gômer foram Asquenaz, Rifate e Togarma. Em algumas correntes de interpretação Gômer é associado aos cimérios, habitantes do norte do mar Negro, atuais Ucrânia e Rússia.

Árvore genealógica

Lameque
Noé
Sem
Cam
Jafé
Gômer
Magogue
Madai
Javã
Tubal
Meseque
Tiras
Asquenaz
Rifate
Togarma

Ver também

Bibliografia

  • Barker, Burdick, Stek, Wessel, Youngblood (Eds.). (1995). The New International Version Study Bible. (10th Ann ed). Grand Rapids, MI: Zondervan.
  • Bright, John. (2000). A History of Israel. (4th ed.). Louisville, KY: Westminster John Knox Press.
  • DeVaux, Roland. (1997). Ancient Israel. (John McHugh, Trans.) Grand Rapids, MI: Eerdmans.
  • Freedman, David Noel (Ed.). (2000). Eerdmans Dictionary of the Bible. (pp. 597) Grand Rapids, MI: Eerdmans.
  • Wood, Millard, Packer, Wiseman, Marshall (Eds.). (1996). New Bible Dictionary (3rd ed.) (pp. 477). Downers Grove, IL: Intervarsity Press.