Neste artigo, exploraremos em profundidade o tópico Gabas, um tópico que tem chamado a atenção de especialistas e amadores. Desde as suas origens até ao seu impacto atual na sociedade, Gabas tem sido objeto de debate e análise em diferentes campos de estudo. Ao longo da história, Gabas desempenhou um papel importante na formação da cultura e da identidade de vários grupos de pessoas. Através deste artigo, procuraremos lançar luz sobre os diferentes aspectos de Gabas, desde as suas origens até às suas implicações no mundo moderno.
Gabas (em latim: Gabae; em grego clássico: Gábai; em persa antigo: *Gaba-) foi uma cidade localizada na Pérsia, que segundo Estrabão era o local de um palácio real dos reis aquemênidas.
Cláudio Ptolomeu listou Gabas entre as cidades da Pérsia, embora as coordenadas dadas por ele levassem a supor, em vez disso, uma localização a sudeste de Persépolis.
A antiga cidade de Gabas é mencionada várias vezes nas fontes antigas e pode muito bem ter sido uma cidade muito importante na Antiguidade, pois está situada junto ao rio Zayandeh, uma das principais fontes de água na parte ocidental do Irã. A cidade pode ter sido um lugar rico em agricultura e era o lugar comum para os viajantes pararem antes de prosseguir; isso se deve ao fato de Gabas está entre várias estradas importantes que conduziam para Ecbátana, Rages, Susã e várias cidades da Pérsia.