No artigo de hoje vamos falar sobre Geode (processador), um tema que é objeto de debate e estudo há muitos anos. Desde o seu surgimento, Geode (processador) tem gerado interesse em diversas comunidades e tem sido objeto de discussão em diversas áreas. Neste artigo iremos analisar os aspectos mais relevantes de Geode (processador), explorando as suas origens, as suas implicações e o seu impacto na sociedade atual. Além disso, abordaremos as diferentes perspectivas que existem em torno de Geode (processador), bem como possíveis soluções ou abordagens para enfrentar os desafios que ela representa. Esperamos que este artigo seja de interesse para quem busca compreender melhor Geode (processador), e que possa servir de ponto de partida para futuras reflexões e discussões sobre este tema.
Geode Microprocessador | |
---|---|
Produzido em: | 1999 até o presente |
Fabricantes: | |
Frequência do Processador: | 166 MHz a 1800 MHz |
Frequência do barramento: | 33 MHz a 133 MHz |
Litografia: | 350 nm a 130 nm |
Microarquitetura: | x86 |
Núcleos: |
|
Geode é uma família de microprocessadores compatíveis com a arquitetura x86 produzidos pela AMD voltados para o mercado de sistemas embarcados.
Originalmente lançado pela National Semiconductor como a família Geode em 1999, é derivado da plataforma MediaGX da Cyrix, adquirida na fusão da National Semiconductor com a Cyrix em 1997. A AMD comprou a família Geode da National em agosto de 2003 para ampliar a sua linha existente de processadores x86 embarcados. A AMD expandiu a série Geode em duas classes de processadores: a baseada na família MediaGX (Geode GX e Geode LX) e a Geode NX baseada na arquitetura AMD K7.
Os processadores Geode são otimizados para baixo consumo de energia e baixo custo mantendo compatibilidade com software projetado para a plataforma x86. Os modelos baseados no MediaGX não possuem recursos com SSE ou um grande cache L1, oferecidos a partir dos modelos baseados na família AMD K7. Os processadores integram muitas funções geralmente gerenciadas por um chipset à parte.
Cyrix MediaGXm clone. Returns "CyrixInstead" on CPUID.
National Semiconductor / AMD SC1100 é baseado no núcleo GX1 Cyrix e o chip CS5530 de apoio.
Anunciado em outubro pela National Semiconductor Corporation, 2001 no Fórum do microprocessador. Primeira demonstração em Computex Taiwan, junho de 2002.
Em 2002, a AMD lançou a série Geode GX, que foi um re-branding da GX2 National Semiconductor. Este foi rapidamente seguido pelo Geode LX, com frequência de até 667 MHz.
O modelo LX trouxe muitas melhorias, como controlador de memória DDR de alta velocidade, um cano de instrução re-desenhado e um controlador de vídeo mais poderosa. A atualização do CS5535 I / O Companion para o CS5536 trouxe maior velocidade para dispositivos USB.
Os processadores Geode GX e LX são normalmente encontrados em dispositivos embarcados, netbooks e sistemas de controle industrial. No entanto, eles têm estado sob pressão da concorrência dos processadores da VIA das séries x86, ARM e XScale, tendo grande parte dos negócios de baixo custo.
Devido ao desempenho relativamente baixo, dos modelos GX e LX, a AMD introduziu o Geode NX, que é uma versão integrada do altamente bem-sucedido processador Athlon K7. Geode NX usa o núcleo Thoroughbred e é bastante semelhante ao do Athlon XP-M, que utiliza este mesmo núcleo.
O Geode NX inclui 256KB de cache L2 e funciona sem ventoinha até 1 GHz na versão NX1500 na potência de 6W. A parte NX2001 é executado em 1.8 GHz, o modelo NX1750 é executado em 1.4 GHz e o NX1250 opera a 667 MHz.
O Geode NX, com sua FPU forte, é particularmente apropriado para dispositivos embarcados com os requisitos de performance gráfica, tais como quiosques de informação e máquinas de jogos de cassinos, tais como slots de vídeo.
No entanto, foi relatado que a equipe de projeto específico para processadores Geode em Longmont, Colorado, foi fechado, e 75 funcionários estão sendo transferidos para a instalação do empreendimento em Fort Collins, Colorado. Espera-se que a linha de processadores Geode será atualizado com menos frequência devido ao encerramento do centro de design Geode.
Em 2009, observações da AMD indicou que não existem planos para futuras atualizações de arquitetura de micro para o processador e que não haverá nenhum sucessor, no entanto, os processadores ainda estará disponível com a disponibilidade prevista para o Geode LX prorroga até 2015.
Características:
Especificação:
Características:
Em 2007, houve um Geode NX 2001 modelo de venda, que na verdade era uma rotulados [[Lista de microprocessadores AMD Athlon XP Athlon XP # 0,22 Puro A.2FB.22 0,28 8.2C Modelo 130 nm.29 | Athlon XP 2200 + Thoroughbred.]] Os processadores, com números de peça ou AANXA2001FKC3G ANXA2001FKC3D, suas especificações são de 1,8
GHz, e 1,65 volts de tensão de funcionamento do núcleo, o consumo de energia não é especificado. Não há referências oficiais para este processador, exceto os
funcionários, explicando que o lote de CPUs estavam "sendo enviados para clientes específicos", embora seja claro que não tem relação com o outro Geode NX outros
processadores do que compartilhar o mesmo soquete do processador (soquete A ).
infravermelha, uma AC97 do controlador, um SMBUS do controlador, um LPC porto, bem como GPIO, Power Management, e
bloqueia o legado funcional.
bordo (Amy'05).
Northbridge e Southbridge VIA VT8235, VIA KM400A Northbridge e Southbridge VIA VT8237R e outros chipsets soquete A.