Este artigo abordará o tema Gerenciamento de ciclo de vida de produto, que é de grande relevância atualmente. Gerenciamento de ciclo de vida de produto é um tema que tem gerado grande interesse em diversas áreas, desde a política à ciência, passando pela cultura e pela sociedade em geral. Ao longo da história, Gerenciamento de ciclo de vida de produto tem sido objeto de estudo e debate, suscitando opiniões conflitantes e provocando reflexões profundas sobre o seu impacto no cotidiano. Neste sentido, é fundamental analisar detalhadamente os diferentes aspectos relacionados com Gerenciamento de ciclo de vida de produto, abordando as suas implicações e consequências, bem como as possíveis soluções que podem surgir em consequência da sua presença. Portanto, o principal objetivo deste artigo é fornecer uma visão ampla e atualizada de Gerenciamento de ciclo de vida de produto, a fim de promover uma reflexão crítica e construtiva sobre este tema tão relevante.
O gerenciamento de ciclo de vida de produto, em inglês Product Lifecycle Management (PLM), é, no ramo da indústria, o processo de gerenciamento completo do ciclo de vida de um produto, desde a sua concepção, passando pelo desenvolvimento e manufatura, até a sua entrada em serviço operacional.
O PLM compreende a integração de: pessoas, dados, processos e sistemas de negócio provendo um canal de informações sobre um produto para empresas e seus parceiros.
Exemplo de uma ferramenta que usa a metodologia PLM.
Matrix, ferramenta que gerencia através de versões e releases cada arquivo relacionado ao produto.
Através de fluxo como mostrado ao lado, nele se mostra o seguinte:
1 - o Design trabalho no arquivo.
2 - O Senior design faz uma revisão do arquivo.
3 - O engenheiro verifica e passa o arquivo de approved para release.
O que se pode fazer em uma ferramenta PLM.
Com um software de Fashion PL é possível integrar toda a cadeia produtiva e de desenvolvimento de coleções de moda.
Grandes marcas de modas já utilizam softwares de Fashion PLM para integrar os setores de produção, desde a concepção do conceito da coleção, passando pela explosão do mix da coleção, briefing para fornecedores, solicitação/aprovação de pilotos, até a peça Lacre.
Também é possível integrar fornecedores, pessoas e departamentos envolvidos no processo, fichas técnicas únicas, junto ao histórico completo dos produtos, ciclo de vida, alterações, prazos, cronogramas.
Alguns softwares, como o uFlow da uMode, cadastram as informações automaticamente no ERP via integração.
De maneira transparente, centralizada e fácil, um software de fashion PLM permite aumentar a produtividade e gestão da coleção de moda.