Neste artigo, exploraremos em profundidade Gilé (distrito) e sua relevância na sociedade atual. Gilé (distrito) é um tema de interesse há muito tempo e seu impacto abrange vários aspectos da vida moderna. Ao longo dos anos, foram realizadas extensas pesquisas sobre Gilé (distrito), resultando em um corpo substancial de conhecimento sobre o tema. Neste artigo, examinaremos as diferentes perspectivas e abordagens adotadas em relação a Gilé (distrito), bem como sua evolução ao longo do tempo. Além disso, discutiremos as implicações práticas e teóricas de Gilé (distrito) em diversas áreas, da política à ciência e à cultura popular. Ao final deste artigo, esperamos ter fornecido uma visão geral abrangente de Gilé (distrito) e gerado uma maior compreensão de sua importância no mundo atual.
Este artigo carece de caixa informativa ou a usada não é a mais adequada. |
Gilé é um distrito da província da Zambézia, em Moçambique, com sede na povoação de Gilé. Tem limite, a norte com o distrito de Ribaué da província de Nampula, a oeste com o distrito de Alto Molócue, a sudoeste com o distrito de Ile, a sul com o distrito de Pebane, a leste com os distritos de Mogovolas e Moma, ambos da província de Nampula) e a nordeste com o distrito de Murrupula, também da província de Nampula.
Em 2007, o Censo indicou uma população de 169 285 residentes. Com uma área de 8875 km², a densidade populacional rondava os 19,07 habitantes por km².[1]
De acordo com o Censo de 1997, o distrito tinha 126 988 habitantes, daqui resultando uma densidade populacional de 14,3 habitantes por km².
Este distrito foi uma circunscrição administrativa até 1975.
O distrito está dividido em dois postos administrativos (Alto Ligonha e Gilé), compostos pelas seguintes localidades: