Gisulfo I do Friul

Hoje em dia, Gisulfo I do Friul tornou-se um tema de interesse geral na sociedade. Com o avanço da tecnologia e o acesso à informação, cada vez mais pessoas estão interessadas em aprender mais sobre Gisulfo I do Friul e como ela impacta suas vidas. Quer Gisulfo I do Friul seja uma pessoa, lugar, evento ou fenómeno, a sua relevância no mundo de hoje é inegável. Neste artigo, exploraremos diferentes aspectos de Gisulfo I do Friul para compreender sua importância e influência em diferentes áreas. Da sua história ao seu impacto hoje, Gisulfo I do Friul é um tema que nos convida a refletir e compreender o seu significado no nosso mundo moderno.

Gisulfo I foi um duque lombardo , primeiro duque do Friul, de 569 a 581.

Sobrinho de Alboíno, o primeiro dos reis lombardos da Itália (era filho de seu irmão Grasulfo, antes d obter o título e estabelecer-se em Cividale del Friuli foi escudeiro (marpahis) de seu tio. Pertencia à família dos Gausos

No início do ingresso dos lombardos na Itália, Alboíno instituiu em Cividale (então chamada Fórum de Júlio) o primeiro dos ducados lombardos que constituiriam o Reino Lombardo e o confiou ao sobrinho. Paulo, o Diácono narra como Gisulfo teria recusa o encargo se Alboíno não tivesse consentido de criar as fara com as quais os lombardos se estabeleceriam permanentemente na região; o soberano aceitou.[1].

Teve como filho Gisulfo II.

Referências

  1. Paulo, o Diácono, Historia Langobardorum,II, 9.

Bibliografia