Grande telescópio binocular

No mundo atual, Grande telescópio binocular é um tema que tem ganhado grande relevância em diversas áreas. Da política à tecnologia, sociedade e cultura, Grande telescópio binocular tem sido objeto de constante debate e interesse. Neste artigo analisaremos diferentes aspectos relacionados a Grande telescópio binocular, desde sua origem e evolução até seu impacto na sociedade atual. Através de diferentes abordagens e perspectivas, procuramos fornecer uma visão ampla e completa de Grande telescópio binocular, com o objetivo de oferecer uma análise detalhada e rigorosa deste tema tão relevante nos dias de hoje.

Grande telescópio binocular
Informações gerais
Observatório
Mount Graham International Observatory (en)
Tipo de telescópio
óptico
double telescope (d)
Website
Dados técnicos
Diâmetro
8,4 m
Distância focal
9,6 m
Base da montagem
Área de alcance
111 m2
Geografia
Altitude
3 221 m
Localização
Coordenadas
Mapa
Foto do LBT de 2006

O grande telescópio binocular (Large Binocular Telescope, em inglês) ou LBT será um telescópio com dois espelhos de 8,4 metros de diâmetro montados em uma base comum, situado a mais de 3.000m de altitude no Monte Graham, Arizona, Estados Unidos. O LBT é o telescópio com maior resolução óptica e o mais avançado tecnicamente do mundo, com uma resolução 10 vezes maior que a do telescópio espacial Hubble.[1]

Características

Espelho primário do LBT

O telescópio consiste numa montagem de dois espelhos de 8,4 metros em base comum (binocular). O LBT usa técnicas de óptica adaptativa e óptica ativa para atingir melhor qualidade, administradas pelo observatório Arcetri. A área de recepção equivale à de um único telescópio de 11,8 metros de abertura circular, maior do que a de qualquer outro telescópio único. Além disso, um modo de interferometria estará disponível.

O LBT iniciou suas operações com um único espelho primário em 2004, quando focalizou NGC 891. A primeira observação binocular mostra uma foto em três cores falsas da galáxia espiral NGC 2770, a 102 milhões de anos-luz da Via Láctea.

Projeto

O grande telescópio binocular foi fundado por um projeto em conjunto entre vários membros, dentre eles a Comunidade Astronômica Italiana (Istituto Nazionale di Astrofisica, INAF), a Universidade do Arizona, o instituto Max Planck para astronomia, em Heidelberg, Alemanha, a Universidade de Ohio, o Instituto Astrrofísico de Potsdam (AIP), Instituto Max Plack para Física Extraterrestre em Munique, entre outros.

Ver também

Referências

  1. «BBC NEWS - Science/Nature - Giant telescope opens both eyes». news.bbc.co.uk. Consultado em 6 de março de 2008 

Ligações externas