Grexit

Hoje em dia, Grexit tornou-se um tema amplamente discutido e de interesse tanto para especialistas quanto para o público em geral. Desde as suas origens até ao seu impacto na sociedade atual, Grexit tem sido objeto de inúmeras pesquisas e debates em diversas áreas. Neste artigo exploraremos a fundo a importância de Grexit, analisando suas diferentes perspectivas e proporcionando uma visão abrangente de sua relevância no mundo contemporâneo. Desde a sua influência na cultura popular até ao seu impacto na economia global, Grexit merece atenção detalhada e crítica para compreender o seu verdadeiro alcance na nossa sociedade.

Grexit é um neologismo que se refere à saída da Grécia da Zona Euro.[1]

Definição

Trata-se de uma palavra-valise composta pelos termos ingleses Greece (Grécia) e exit (saída). Os termos análogos Brexit (Britain+exit), Frexit (France+exit) e Spexit (Spain+exit) referem-se à eventual exclusão da Grã-Bretanha, da França e da Espanha da Zona Euro e União Europeia, respetivamente.[2][3] O termo foi cunhado em 6 de fevereiro de 2012, pelos analistas do Citigroup, Willem Buiter[4] e H. Rahbari Ebrahim.

Ver também

Referências

  1. 'Grexit' ainda não será agora. Por Samuel Pessoa. Estadão, 11 de junho 2012
  2. (em inglês) Grexit? Spexit? Let’s Call the Whole Thing Off. Por Edward Hugh. 31 de maio de 2012.
  3. (em inglês) Brexit, Grexit, with the possibility of Spexit. Whose bright idea was this? Por Peter Bradshaw. The Guardian, 2 de junho de 2015.
  4. (em inglês) Greek impasse raise fears of 'Grexit'. The Guardian, 7 de fevereiro de 2012

Ligações externas