Groupie

Neste artigo iremos explorar o fascinante mundo de Groupie, um tema que tem captado a atenção de pessoas de todas as idades e de várias partes do mundo. Para compreender plenamente este fenômeno, nos aprofundaremos em sua história, origem e evolução ao longo do tempo. Além disso, analisaremos seu impacto na sociedade e como tem influenciado diferentes aspectos do nosso dia a dia. Através de uma abordagem multidisciplinar, examinaremos os aspectos mais relevantes relacionados com Groupie, desde as suas manifestações culturais até à sua importância no campo científico, com o objectivo de fornecer uma visão abrangente deste emocionante tema.

Groupie é uma pessoa fã de um grupo musical específico que busca intimidade emocional e/ou sexual com um músico ou com membros de uma banda, seguindo-os durante turnês ou comparecendo em muitas aparições públicas, na esperança de encontrá-los. O termo geralmente é pejorativo, descrevendo principalmente mulheres jovens[1] e, às vezes, homens, que seguem esses indivíduos com o objetivo de iniciar um encontro sexual com eles ou oferecer sexo em troca de algo. Groupie foi utilizado pela primeira vez em 1967 para descrever garotas que perseguiam lascivamente integrantes de bandas de pop ou rock,[2] é derivado da palavra em inglês group, que por sua vez é uma referência a musical group (grupo musical em português).[3] O termo também é usado para descrever fãs igualmente entusiasmados de atletas, escritores e outras figuras públicas. Entre as groupies mais conhecidas estão Vânia Mateus, Nancy Spungen e Pamela Des Barres.

Referências

  1. «What is a Groupie? (with pictures)». Musical Expert (em inglês). 21 de fevereiro de 2024. Consultado em 23 de fevereiro de 2024 
  2. Continuum encyclopedia of popular music of the world, pág. 237. John Shepherd. Continuum International Publishing Group. ISBN 9780826463210 (2003)
  3. "Groupie". Merriam Webster Online Dictionary