Grupo do Rio

Neste artigo, exploraremos detalhadamente o tópico Grupo do Rio e todas as suas implicações. Desde as suas origens até à sua relevância hoje, passando pelo seu impacto nas diferentes áreas da sociedade, iremos aprofundar-nos numa análise detalhada que procura lançar luz sobre este fascinante tema. Através de uma série de pesquisas, entrevistas e opiniões de especialistas, pretendemos oferecer uma visão completa e exaustiva que permita aos nossos leitores compreender plenamente a importância e a complexidade de Grupo do Rio. Sem dúvida, este artigo se tornará uma referência indispensável para todos aqueles interessados ​​em aprender mais sobre Grupo do Rio.

Membros do Grupo do Rio destacados no globo.
Mapa da América com os Estados-membros do Grupo do Rio em destaque.

O Grupo do Rio (ou Mecanismo Permanente de Consulta e Concertação Política da América Latina e do Caribe) é um mecanismo de consulta internacional constituído por Estados democráticos latino-americanos e caribenhos. Foi criado em 18 de dezembro de 1986, por meio da Declaração do Rio de Janeiro, assinada por Argentina, Brasil, Colômbia, México, Panamá, Peru, Uruguai e Venezuela. O Grupo do Rio não possui secretariado permanente e funciona com base em reuniões de cúpula anuais. As suas decisões são adotadas por consenso.

Foi originalmente criado para substituir o Grupo de Contadora (México, Colombia, Venezuela e Panamá) e o Grupo de Apoio a Contadora (Argentina, Brasil, Peru e Uruguai), com o nome de "Grupo dos Oito"; em 1990, adotou o nome "Grupo do Rio".

Membros

São membros do Grupo (com data de admissão):

A América Central participou como um bloco de representação rotativa de 1990 a 1999; em 2000, seus integrantes aderiram individualmente ao Grupo. O CARICOM participa com representação rotativa por um de seus países.

Ver também