Neste artigo, exploraremos detalhadamente o impacto de Gustavo Santos na sociedade atual. Ao longo da história, Gustavo Santos desempenhou um papel fundamental na vida das pessoas, influenciando a forma como pensam, agem e se relacionam com o mundo que as rodeia. Desde as suas origens até ao presente, Gustavo Santos tem sido objeto de debate e controvérsia, gerando opiniões contraditórias e despertando emoções contraditórias. Através de uma análise abrangente, examinaremos como Gustavo Santos moldou a cultura, a política, a economia e outros aspectos da sociedade, e refletiremos sobre a sua relevância nos tempos modernos. Este artigo busca oferecer uma visão completa e enriquecedora de Gustavo Santos, convidando o leitor a refletir e aprofundar um tema de grande importância para o mundo atual.
Este artigo ou parte de seu texto pode não ser de natureza enciclopédica. (Novembro de 2023) |
![]() | As referências deste artigo necessitam de formatação. (Junho de 2016) |
Gustavo Santos | |
---|---|
Nome completo | Gustavo Martim de Malhão Rosário Santos |
Nascimento | 27 de maio de 1977 (47 anos) Lisboa |
Nacionalidade | português |
Ocupação | Life-Coach, ex-ator, ex-apresentador, escritor, ex-modelo, ex-cantor, ex-bailarino |
Gustavo Martim de Malhão Rosário Santos (Lisboa, 27 de maio de 1977) é um escritor, orador e comunicador português. Já foi apresentador de televisão, modelo, ator, bailarino e cantor, tendo tido uma curta passagem pela música.
Alguns dos seus principais trabalhos na TV incluem a série Ana e os Sete, de 2003, e o programa de remodelações Querido, Mudei a Casa!, que apresentou até meados de 2020.
Durante os o início dos anos 2000, Gustavo Santos fez parte do boy group Hexa Plus - composta pela trupe de dança de que já fazia parte, os Hexa, e João Portugal -, tendo até feito aparições na televisão nacional portuguesa, mais concretamente nos programas Domingo Fantástico e Big Show SIC.
Tornou-se mais conhecido do grande público pela participação no Big Brother Famosos 2 em 2002.
Posteriormente trabalhou como modelo, desempenhou papéis secundários na ficção portuguesa, mas só voltou a ter notoriedade quando, em 2010, se tornou num dos apresentadores do programa de decoração Querido, Mudei a Casa!.
Publicou o seu primeiro livro, Carta Branca, em 2006, mas foi em 2012, com o sucesso de Querido, Mudei a Casa!, que conseguiu divulgar o seu quarto livro, Arrisca-te a Viver, que conta já com 12 edições (embora se desconheça o número de exemplares por edição).
Desde aí que tem vindo a conciliar as suas atividades mediáticas com a vida de escritor motivacional, mantendo a produção de um livro por ano, e também com a de orador em eventos como o dos aspiradores Rainbow[1] ou em pequenos workshops em clubes de esoterismo por todo o país.
Em 2013, apostou na divulgação em vídeo, com 180 segundos com Gustavo Santos , dando a conhecer as suas reflexões ao público, mas também gerando críticas relativas à substância ilícita do seu discurso, caso de personalidades como João Miguel Tavares[2] ou Guilherme Fonseca.
Em 2014, deu uma entrevista no vlog "O Céu Pode Esperar", que acabou se tornou viral com a sátira de Luís Filipe Borges no programa 5 para a Meia Noite, passando Gustavo a ser alvo de sátira em diversos vídeos em programas humorísticos, no YouTube e nas redes sociais em geral. Programas televisivos e de rádio onde Gustavo Santos foi ou é satirizado incluem Zapping (Canal Q), Donos Disto Tudo (RTP), Portugalex (RDP) e Extremamente Desagradável (Antena 3, numa primeira fase, e Rádio Renascença, posteriormente).
Em janeiro de 2015, a propósito do atentado terrorista ao jornal Charlie Hebdo, foi notícia por declarações tidas como persecutórias à liberdade de expressão, que voltaram despoletar novas críticas generalizadas, como as de Rui Unas , Bruno Nogueira, São José Correia, Ana Markl, ou Manuel Luís Goucha , e que acabaram por levar Gustavo a ser vitima de cyberbullying.
Em 2020, foi substituído por João Montez no papel de anfitrião de Querido, Mudei a Casa.[3] Na sequência do decréscimo nas vendas dos seus livros em Portugal, tem vindo a apostar no mercado brasileiro, tendo lançado, em 2016, o livro Arrisca-te a Viver no Brasil, sob o titulo "Atreva-se a Viver". .
Em outubro de 2022, e a a propósito do lançamento do seu livro Não Obedeças Mais, revelou que durante a pandemia de COVID-19 apresentou resultados de testes falsos ao SARS-COV-2 de modo a poder entrar em eventos públicos. Estas declarações foram criticadas pelo advogado Rogério Alves, que afirmou que se, de facto, Gustavo Santos usou testes falsos, o autor poderia incorrer no crime de crime de falsificação de documento para obter vantagem. Além disso, o médico intensivista Gustavo Carona comparou Gustavo Santos ao teórico da conspiração de extrema-direita norte-americano Alex Jones.[4] Em resposta, Gustavo Santos afirmou o seguinte, referindo-se aos testes rápidos de antigénio ao SARS-COV-2: "...todos usámos testes falsos, a começar pelos vendidos nas farmácias, os mesmos que declaravam alguém sem sintomas como positivo, na impossibilidade de existirem assintomáticos por Covid-19."[5] Em janeiro de 2025, Santos comparou as pessoas que se recusaram a tomar a vacina contra a Covid-19 aos judeus exterminados nos campos de concentração nazis[6].
Gustavo Santos tem três filhos, os dois fruto da sua relação com Sofia Lima, com quem foi casado. À data de março de 2023, Santos teve o seu terceiro filho, António, filho em comum com Mafalda Rodiles.[7]