Canuto I da Dinamarca

Canuto I
Rei da Dinamarca
Canuto I da Dinamarca
Reinado 917 - 948
Nascimento c. de 890
Morte 948

Canuto I da Dinamarca (em dinamarquês: Knud 1., Hardeknud ou Hardegon; nascido por volta de 880 - morto em 948) foi rei da Dinamarca de 917 até 948.

História

Por volta de 890, e de acordo com o clérigo Adão de Bremen que veio da Alemanha para gravar a história dos arcebispos de Bremen, o rei Helge foi deposto e a Dinamarca conquistada pelos suecos liderados por Olavo o Impetuoso. Olof, juntamente com os seus dois filhos Gyrd e Gnupa, tomou o reino "pela força das armas" e reinaram juntos, fundando a Casa de Olaf na Dinamarca. Adão relata que foram sucedidos por Sigtrygg, filho de Gnupa e de uma nobre dinamarquesa de nome Asfrid.

Chegada ao poder

Adão conta que o reinado de Sygtrigg foi de curta duração, e que Canuto veio da "Nortemânia", a "terra dos homens do Norte", (talvez Noruega ou Normandia) que fora recentemente colonizada por viquingues dinamarqueses. Canuto rapidamente destronou o jovem rei Sigtrygg, e reinou sem oponentes durante cerca de trinta anos. Contudo as "Crónicas dos Saxões" de Viduquindo de Corvey relatam a derrota e batismo forçado do rei dinamarquês Chnuba em 934 às mãos do rei alemão Henrique. Da mesma forma, a Saga de Olavo Tryggvasson conta a derrota de Gnupa por Gormo, o Velho. Alguns historiadores (i.e. Storm) tomam isso como indicação de que Gnupa, o pai de Sigtrygg, ainda reinou em pelo menos parte da Dinamarca durante mais tempo do que credita Adão de Bremen.

Ver também

Referências

  1. Niels Lund. «Knud 1. Hardegon» (em dinamarquês). Den Store Danske Encyklopædi (Grande Enciclopédia Dinamarquesa). Consultado em 13 de dezembro de 2018 
  2. Adão de Bremen, tra. e ed. Francis Joseph Tschan, Timothy Reuter, History of the archbishops of Hamburg-Bremen, Columbia University Press, 2002, p. 44.
  3. Saxo Grammaticus. trad. Peter Fisher. Hilda Roderick Ellis Davidson e Peter Fisher, eds. The history of the Danes, books I-IX, DS Brewer, 1998, v. 2, p. 162
  4. Storm