Hidronefrose

Neste artigo será abordado o tema Hidronefrose, que tem ganhado grande relevância nos últimos anos devido ao seu impacto em diversos aspectos da sociedade. Hidronefrose é um tema que tem gerado interesse em todo o mundo, suscitando debates e reflexões em diversas áreas. Desde as suas origens até à atualidade, Hidronefrose tem sido objeto de estudo de especialistas e académicos, que têm procurado compreender as suas implicações e consequências. Através deste artigo serão exploradas diferentes perspetivas sobre Hidronefrose, bem como a sua relevância no contexto atual e as suas possíveis implicações para o futuro.

Hidronefrose
Especialidade urologia, nefrologia
Classificação e recursos externos
CID-11 GB56.4
CID-10 N13.0-N13.3
CID-9 591
DiseasesDB 6145
MedlinePlus 000506, 000474
MeSH D006869
A Wikipédia não é um consultório médico. Leia o aviso médico 

Nefroses são alterações renais que se caracterizam por lesões degenerativas do epitélio urinário, tendo origem na ação de tóxicos de diversa natureza como sais de mercúrio, fósforo e oxalatos (tóxicos exógenos) e outros tóxicos endógenos ( despigmentações como icterícia e hemoglobinúria e auto-intoxicações).

Hidronefrose é a distensão e dilatação da pelvis renal, geralmente causada por uma acumulação de urina, devido ao deslocamento do rim (rim flutuante) resultante da distensão do mesmo. Existe uma compressão dos ureteres, levando à acumulação de urina que, não podendo descer para a bexiga acumula-se e distente o bacinete progressivamente, comprimindo o parênquima renal.