Hipértese

Neste artigo, exploraremos Hipértese em profundidade e analisaremos seu impacto em diferentes contextos. Hipértese é um tópico que chamou a atenção de muitos nos últimos anos e sua relevância continua a aumentar. Desde o seu surgimento, Hipértese tem gerado debates acalorados e despertado interesse crescente pelo seu estudo. À medida que avançamos neste artigo, examinaremos a importância de Hipértese na sociedade atual, bem como suas implicações em diferentes áreas. Iremos mergulhar nas suas origens, evolução e perspectivas futuras, oferecendo uma visão abrangente e detalhada de Hipértese. Através de uma abordagem multidisciplinar, pretendemos lançar luz sobre este tema e fornecer uma análise exaustiva que nos permita compreender melhor o seu significado e impacto no mundo atual.

Metaplasmos
Por adição de sons:
Prótese
Aglutinação
Epêntese
Anaptixe
Paragoge
Por supressão de sons:
Aférese
Deglutinação
Síncope
Haplologia
Apócope
Crase
Por modificação de sons:
Por transposição:
Metátese
Hipértese
Hiperbibasmo
Por transformação:
Apofonia
Assibilação
Assimilação
Desnasalização
Dissimilação
Ditongação
Fortição
Lenição
Metafonia
Monotongação
Nasalização
Palatalização
Sonorização

Hipértese é a transposição de fonemas em diferentes sílabas dentro de um vocábulo.[1][2]

Exemplos

No Português

desvariar > desvairar

Referências

  1. CABELLO, A. R. G. Processo de formação da gíria brasileira Arquivado em 3 de março de 2016, no Wayback Machine.. Alfa, v. 35, p. 19-53, 1991. Acesso em: 17 de abril de 2011.
  2. BOTELHO, J. M.; LEITE, I. L. Metaplasmos contemporâneos: um estudo acerca das atuais transformações fonéticas da Língua Portuguesa Acesso em: 17 de abril de 2011.