Ibrahim Ibrahimi

Ibrahim Ibrahimi
Nascimento 1972
Nangarhar
Cidadania Afeganistão
Ocupação músico, compositor
Instrumento tabla

Ibrahim Ibrahimi (Pashto: ابراهيم ابراهيمي‎), 1972, é um compositor e pedagogista afegão, que fugiu em 20 de agosto de 2021 de seu país para a França para evitar os massacres do Talibã. Ele è especializado em tocar a tabla.

Biografía

Nascido em 1972 na província de Nangarhar, ele vem de uma família de músicos. Ele formou-se na Escola de Música Mia Sahib Qader Bakhsh e estudou com o professor (ustad ) Sabz Ali Khan. Atualmente, dois de seus filhos também são músicos.

Ele se apresenta em grupos musicais tradicionais e clássicos, pop, jazz ou rock. Antes de sua fugida, ensinou composição no Instituto Nacional de Música do Afeganistão, trabalhando também no rádio e na televisão afegã (RTA).

Em 20 de agosto de 2021, Ibrahimi deixou seu país para se refugiar na França, sem nenhuma de seus instrumentos, com dezesseis membros de sua família.;

Ele já tocou no Irã, Índia, Azerbaijão e Turquia. Depois de deixar o Afeganistão, ele se apresentou na Bélgica (École d'art d'Uccle) e na França (Théâtre Sainte Marie d'en Bas em Grenoble).

Galería fotografica

Referências

  1. Ustad é um título que, usado no Oriente Médio, pode ser traduzido como "mestre".
  2. «Pour les Talibans, la place de la musique et des musiciens, c’était la tombe» Daud Khan Sadozai
  3. L'atelier des artistes en exile
  4. «Si je n’étais pas parti, ils m'auraient tué», le témoignage du musicien afghan Ibrahim Ibrahimi
  5. «Il n'y a plus d'espoir pour mon pays», rencontre avec le musicien afghan Humayoun Ibrahimi

Ligações externas